Qualcomm apresenta novo chip Snapdragon X Plus com 8 núcleos para portáteis mais acessíveis

Com o novo chip Snapdragon X Plus da Qualcomm, vão começar a ser lançados novos portáteis Copilot+ mais baratos, mas que permitem usar IA como os mais caros.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min
Imagem - Qualcomm

A Qualcomm apresentou ontem uma variante mais acessível do seu SoC para dispositivos Windows 11, o Snapdragon X Plus. O novo chip tem 8 núcleos e um GPU menos potente, mas mantém a mesma NPU de 45 TOPS encontrada no SoC X Elite da gama mais alta. O Snapdragon X Plus com 8 núcleos deverá ser usado para a construção de Copilot+ PC mais acessíveis.

A empresa lançou a os primeiros chips Snapdragon X em Junho, com o Snapdragon X Plus de 10 núcleos e o Snapdragon X Elite de 12 núcleos. Os portáteis com estes chips têm preços que começam nos 1000 euros, dependendo da marca. Agora, a Qualcomm quer levar o Snapdragon X a ainda mais utilizadores que procuram portáteis numa gama de preços mais baixa. Todos os principais fabricantes de hardware Windows, incluindo HP, Dell, Lenovo e Asus, estão prontos para entregar dispositivos com este chip a partir de hoje.

Para chegar a um preço mais baixo, o SoC Snapdragon X Plus de 8 núcleos usa um GPU menos potente e uma velocidade de relógio do CPU mais baixa. Existem duas versões do X Plus de 8 núcleos, uma com GPU de 1,7 TFLOPS e uma variante ligeiramente mais capaz com GPU de 2,1 TFLOPS (que chega no primeiro semestre de 2025). Para comparação, o GPU do Snapdragon X Plus de 10 núcleos chega aos 3,8 TFLOPS.

A Qualcomm promete que este chip de gama mais baixa ainda oferece um excelente desempenho, superando o Intel Core Ultra 5 125U e o AMD Ryzen 8460U nos testes de desempenho, tanto usando um único núcleo como usando todos. Também concorrer com o chip Apple M2 do MacBook Air, com melhor desempenho multithread e a capacidade de ligação de até três monitores externos em vez de apenas um.

A grande novidade é que mesmo o X Plus de 8 núcleos de gama mais baixa tem o NPU mais poderoso disponível num chip Qualcomm até hoje, produzindo 45 TOPS e igualando a do Snapdragon X Elite topo de gama. Isto significa que é um chip Copilot+ PC totalmente certificado e permite executar todas as funcionalidades exclusivas de IA do Windows, como Recall, legendas ao vivo e geração de imagem.

O PC Copilot+ estão a expandir-se para além do hardware Qualcomm e do Windows em Arm. Depois de desfrutar de uma curta janela de exclusividade, a Microsoft vai a começar a distribuir as funcionalidades dos Copilot+ a dispositivos x86 com os chips Intel Core Ultra 200V e AMD Ryzen AI 300 que já estão à venda actualmente.

Deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version