Nvidia vai terminar a produção da GPU RTX 4090

A Nvidia vai cessar a produção da RTX 4090 para dar lugar à sua sucessora, que deve ser apresentada no início de 2025.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Em 2020 e 2022 foi nesta semana de Setembro em que a Nvidia lançou as suas GPU Ampere e Ada Lovelace, mas não parece que este ano a empresa vá lançar as novas GPU nesta altura, mas é certo que o lançamento de uma nova gama de placas gráficas da Nvidia está pelo menos no horizonte. De acordo com notícias vindas da China, a Nvidia vai descontinuar a produção da sua GPU principal RTX 4090 em Outubro, o que significa que o lançamento da sucessora não pode estar muito longe.

A Nvidia afirmou que as GPU da série RTX 50 seriam lançadas em 2025, o que contraria a cadência de dois anos que a empresa manteve entre lançamentos. Agora, uma publicação no site chinês Board Channels, republicada pelo site Wccftech, afirma que, em Outubro, a Nvidia vai terminar a produção da RTX 4090 e da sua equivalente chinesa, a RTX 4090D.

Nada foi confirmado oficialmente sobre o fim da RTX 4090, mas como a Nvidia provavelmente vai anunciar as placas baseadas na arquitectura Blackwell na CES em Janeiro de 2025, o momento parece certo. Encerrar a produção agora dará aos parceiros da Nvidia um período para escoar o inventário existente e entrar no novo ano com prateleiras vazias que podem ser preenchidas com novas GPU.

Parece estranho que a Nvidia deixe passar o período de compras de Natal sem nenhuma nova GPU para oferecer. Ainda assim, também não se espera que a AMD anuncie novas GPU até à CES. Dado o seu recente sucesso no mercado dos datacenters, a Nvidia provavelmente não está muito preocupada com as suas receitas de jogos. No último trimestre, os resultados da divisão de hardware de consumo da Nvidia foram de 2,9 mil milhões de dólares, já os resultados da divisão de hardware para servidores foram de 26,3 mil milhões de dólares, pelo que o mercado de consumo está provavelmente a tornar-se uma prioridade cada vez menor para a empresa.

Não se sabe muito sobre as próximas GPU RTX 5090 e 5080, mas os rumores mais recentes sugerem que as placas precisam de um pouco mais de energia do que as baseadas na arquitectura Ada Lovelace, mas a quantidade depende do rumor em que se acredita. No geral, a 5090 deverá oferecer um aumento de velocidade de 70% em relação à 4090, enquanto a 5080 será mais rápida do que a 4090 em ray tracing, mas estes são apenas rumores iniciais e provavelmente não serão verdadeiros.

Etiquetas:
Deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version