Microsoft envia mensagens de aviso aos utilizadores antes de desligar o acesso ao Outlook em aplicações de terceiros

Se usa os serviços de email e calendário da Microsoft com aplicações de terceiros, pode ter de as actualizar ou encontrar alternativas.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min
Microsoft

A Microsoft está a enviar mensagens de email com o assunto ‘Acção necessária: poderá perder o acesso a algumas das suas aplicações de calendário e e-mail de terceiros’ a vários utilizadores. O email em questão serve para avisar os utilizadores que usam aplicações de email e calendário de terceiros (por exemplo o Thunderbird ou o Mail da Apple) para acederem ao email e calendário do Outlook. A Microsoft quer que esses utilizadores migrem da Autenticação Básica (nomes de utilizador e palavras-passe) para a Autenticação Moderna (baseada em tokens OAuth 2.0). As aplicações que não suportam a Autenticação Moderna deixarão de funcionar com o Outlook a partir de hoje.

A Microsoft anunciou a mudança a 11 de Junho, num artigo publicado no blogue da empresa em que diz:
“A partir de 16 de Setembro, os utilizadores de contas de email pessoais da Microsoft (por exemplo, Outlook.com, Hotmail.com, Live.com) terão de mudar para métodos de Autenticação Moderna nas suas aplicações de email. Esta mudança aplica-se a todos os utilizadores do Outlook. Para ajudar a manter seguras as contas de email pessoais do Outlook, a partir de 16 de Setembro de 2024, a Microsoft deixará de suportar a Autenticação Básica, o método em que uma pessoa fornece apenas o seu nome de utilizador e palavra-passe para iniciar uma sessão na sua conta.

A partir de 16 de Setembro de 2024, o Outlook exigirá que todos os que tenham uma conta de email da Microsoft utilizem uma aplicação de email ou calendário ou o website Outlook.com que suporte a autenticação moderna, como as versões mais recentes do Outlook, Apple Mail ou Thunderbird.”

A mudança para a Autenticação Moderna faz parte da Iniciativa Futuro Seguro (SFI) que a Microsoft anunciou no ano passado para pôr a “segurança acima de tudo o resto”.

A Microsoft deu mais detalhes sobre as versões de aplicações suportadas pela Autenticação Moderna:

“O Outlook suporta a Autenticação Moderna em todos os SKUs de subscrição actuais do Microsoft 365 e no Outlook 2021 LTSC (qualquer SKU com a build 11601.10000 ou superior) quando se liga directamente como Outlook.com. Se o seu Outlook estiver configurado para se ligar ao Outlook.com usando POP ou IMAP, a Autenticação Moderna não é suportada.

As seguintes versões do Outlook Desktop não suportam a Autenticação Moderna para Outlook.com: Outlook 2007, Outlook 2010, Outlook 2013, Outlook 2016 MSI, Outlook 2019 LTSC. Qualquer versão do Outlook Desktop com uma versão inferior a 11601.10000 não suporta a Autenticação Moderna para Outlook.com.”

Para ajudar a mudança, encontra guias detalhados sobre as alterações que precisa de fazer nesta página de suporte no site da Microsoft. Se utilizar o Thunderbird, também pode seguir este artigo para prosseguir.

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