A condenação da Google no caso do monopólio dos anúncios online pelo Tribunal Distrital da Virgínia fez com que o Chrome possa ter de ser vendido. Uma das determinações judiciais obriga a que a empresa deixe de controlar este browser e, pelo menos, há duas empresas que já manifestaram a intenção de avançar para a compra.
Para já, a Google recorreu da decisão, mas é muito provável que os tribunais mantenham a decisão inicial, o que fará com que a empresa tenha mesmo de se desfazer do seu navegador Web.
Já esta semana, um responsável da OpenAI foi chamado a testemunhar em tribunal sobre este caso e assumiu que o Chrome pode ser uma boa compra, para cumprir o objectivo de criar um browser baseado em inteligência artificial.
Agora, durante outra sessão para ouvir testemunhos de empresas que se movimentam nos mesmos “mares” da Google, Dmitry Shevelenko, chief business officer da Perplexity (uma plataforma de IA baseada num navegador Web) também disse que a sua empresa poderia avançar para a compra do Chrome.
«Quando um advogado perguntou se a Perplexity acreditava que alguém, além da Google, alguém poderia gerir um navegador à escala do Chrome, sem baixar a qualidade ou torná-lo pago, Shevelenko respondeu: «Acho que o poderíamos fazer», escreve o TheVerge.
Esta é, pelo menos, a segunda vez que a Perplexity mostra abertura para comprar uma grande app/serviço: este ano, a empresa já tinha tornado pública a intenção de comprar o TikTok, na sequência do bloqueio imposto por Donald Trump.