A Shenzhen 8K UHD Video Industry Cooperation Alliance, um grupo constituído por mais de 50 empresas chinesas, acaba de lançar um novo padrão de comunicação de media com fios denominado General Purpose Media Interface ou GPMI. Este padrão foi desenvolvido para suportar resoluções até 8K e reduzir o número de cabos necessários para transmitir dados e energia de um dispositivo para outro. Segundo o HKEPC, o cabo GPMI existe em dois tipos — um Tipo-B que parece ter um conector proprietário e um Tipo-C que é compatível com o padrão USB-C.
Como o 8K tem quatro vezes o número de píxeis do 4K e 16 vezes mais píxeis que a resolução 1080p, significa que o GPMI foi construído para transportar muito mais dados do que outros padrões actuais. Existem outras variáveis que podem afectar a largura de banda necessária, claro, como a profundidade da cor e a taxa de actualização. O conector GPMI Tipo-C está definido para ter uma largura de banda máxima de 96 Gbps e fornecer 240 watts de energia. Isto é mais do que o dobro do limite de dados de 40 Gbps do USB4 e Thunderbolt 4, permitindo transmitir mais dados através do cabo. No entanto, tem o mesmo limite de energia que o do mais recente conector USB Tipo-C que usa o padrão Extended Power Range (EPR).
O GPMI Tipo-B supera todos os outros cabos, contudo, com uma largura de banda máxima de 192 Gbps e fornecimento de energia até 480 watts. Embora ainda não seja suficiente para alimentar um PC gaming com uma RTX 5090 através de um monitor 8K, ainda é mais do que suficiente para muitos portáteis topo de gama para jogos com gráficas dedicadas. Isto vai simplificar a arrumação da secretária dos utilizadores que preferem usar um este tipo de PC, já que se pode usar um cabo tanto para a energia como para os dados. Além disto, o padrão também suporta o controlo universal de dispositivos à semelhança do que já existe com o padrão HDMI-CEC, o que significa que se pode usar um único comando à distância para todos os aparelhos que estão ligados através de GPMI que permitam esta funcionalidade.
Actualmente, os únicos padrões de transmissão de vídeo mais utilizados que também fornecem energia são o USB Tipo-C (Alt DP/Alt HDMI) e Thunderbolt. No entanto, isto está principalmente limitado a monitores, visto que a maioria dos televisores ainda usam HDMI. Se o GPMI for adoptado universlamente, em breve poderemos usar apenas um cabo para construir a um sistema com TV e streaming, tornando as coisas muito mais simples.