Quando uma loja online nos pede o contacto, normalmente é para começar a enviar e-mails que nem sempre interessam e, apesar do que devia acontecer, costuma ser difícil anular a subscrição. Se multiplicarmos isto pelos diversos sites que visitamos mensalmente, temos um caso sério de spam. No entanto, pode utilizar o AdGuard Mail para evitar isso e ocultar o endereço verdadeiro.
Quando criamos uma conta, temos direito a um e-mail alternativo (um alias) que podemos passar a dar, em vez do nosso correio electrónico pessoal. Assim, todas as mensagens que recebermos serão reencaminhadas para a inbox do e-mail principal, para que as possa monitorizar; se começar a receber spam no AdGuard, pode bloquear o remetente. Neste guia, explicamos como configurar e utilizar este serviço que dá prioridade à privacidade e que tem a vantagem de também ser gratuito.
Passo 1
Faça o download do AdGuard Mail na Microsoft Store ou através deste link e instale o software. Quando o iniciar pela primeira vez, leia e aceite os termos e condições; em seguida, clique em ‘Continue’ e ‘Next’ até aparecer a opção ‘Log in or create an account’. Carregue nesse botão para abrir a página de início de sessão do AdGuard.
Passo 2
Introduza o seu endereço de correio electrónico principal, aquele para o qual pretende que as mensagens sejam redireccionadas, e clique em ‘Continuar’. Introduza uma palavra-passe com, pelo menos, oito caracteres, leia os termos e condições, assinale a caixa junto a ‘Concordo’ e seleccione ‘Continuar’. Feito isto, o AdGuard envia um código para o email que indicou e que deverá introduzir para verificar a sua conta. Faça ‘Continuar’ > ‘Voltar à aplicação’.
Passo 3
Vamos começar por criar o primeiro alias, ou seja, o e-mail de reencaminhamento que oculta o endereço de correio electrónico verdadeiro. Seleccione ‘Create’ e o alias será mostrado no topo da página seguinte. Se não gostar do endereço que lhe foi atribuído, clique no botão dos dados para que seja gerado um novo. Todas as mensagens desse endereço vão passar pelo AdGuard Mail e serão reencaminhadas para o e-mail que especificou no passo 2. Pode alterar o nome do alias para que o possa diferenciar de outro que crie. No nosso caso, vamos chamar-lhe ‘Newsletters’, indicando na ‘Description’ a que se refere. Clique em ‘Create’ para terminar o processo.
Passo 4
Depois de tudo criado, o AdGuard manda-nos uma mensagem de teste. Vá até à caixa de entrada principal, verifique se há correio novo e abra a mensagem. Na parte superior do e-mail vai ver o link ‘Bloquear este remetente’, que vai servir para que as mensagens desse remetente deixem de ser reencaminhadas para a sua inbox.
Passo 5
Podem existir alturas em que apenas precisa de um e-mail para usar uma vez, por exemplo para conseguir um desconto online. Nesse caso, pode utilizar um endereço temporário em vez de um alias. Para tal, clique em ‘Temp Mail’ na barra lateral do AdGuard e em ‘Create’. O endereço será apresentado na parte superior da página seguinte: pode copiá-lo para o utilizar sempre que precisar.
Passo 6
Os e-mails recebidos pelo endereço temporário apenas só apresentados no AdGuard Mail e não serão reencaminhados para o endereço principal. Para forçar o AdGuard Mail a verificar se existem novas mensagens, clique no botão de actualização. Pode utilizar um endereço temporário em vários sites, mas, se começar a receber spam, pode alterá-lo e gerar um novo, seleccionando o botão de dados. Alertamos que não é possível responder a mensagens de correio electrónico de um endereço temporário nem receber anexos. Se precisar de usar uma destas opções, use um e-mail de reencaminhamento.
Passo 7
Pode criar até cinquenta aliases e redireccionar as mensagens destes para um máximo de cinco endereços de correio electrónico reais. Para ter acesso a esta opção, depois de ter criado o seu primeiro e-mail de encaminhamento (e de o ter ligado ao endereço principal), clique em ‘Recipients’ na barra lateral, seguido do botão ‘+’ na parte inferior do ecrã e de ‘Increase’, na janela que aparece.