Começou com um gerador de vídeos a partir de texto com acesso muito limitado, passou a ficar disponível para o público em geral e, agora, tem uma nova missão na OpenAI. O Sora passou a estar integrado no ChatGPT como o modelo de criação de imagens.
O novo recurso, ‘Images in ChatGPT’ (‘Imagens no ChatGPT’) está disponível em todos os planos desta plataforma de IA, sej nas versões pagas ‘Plus’, ‘Pro’ e ‘Team’ ou na gratuita, a ‘Free’. Segundo a empresa, o limite da geração de imagens com o Sora é o mesmo do DALL-E, ou seja, três por dia.
«Este modelo é uma mudança radical em relação aos modelos anteriores”, disse Gabriel Goh, um dos responsáveis da equipa da Sora, ao The Verge. Para adaptar esta AI generativa à criação de imagens estáticas, foi usado o modelo «GPT-4o ‘omnimodal’».
Apesar de o Sora não incluir marcas de água visíveis nas imagens, para dar a conhecer que foram geradas por IA, a OpenAI garante que são aplicados «metadados C2PA padrão». Estes “certificam” as imagens como tendo sido criadas pela empresa.
Em Portugal, o Sora ainda não está disponível como gerador de imagens para todos os utilizadores. Enquanto isto não for possível, o DALL-E continua a ser o modelo usado.