O Redmi Note 14 é um telemóvel que tem uma boa qualidade de construção, algo que foi melhorado em toda a gama em relação ao seu antecessor. Ao nível do design, este smartphone tem um módulo de câmaras mais semelhante ao 13 sendo mais saliente.
O ecrã AMOLED de 6,67 polegadas tem uma excelente qualidade e brilho, além de uma taxa de actualização de até 120 Hz, o que permite uma experiência de visualização muito quer na utilização normal, quer para ver vídeo ou jogar. O som é bom quando pensamos em smartphones nesta gama de preço (abaixo dos 250 euros) graças às duas colunas existentes e a presença de uma entrada jack de 3,5 mm é uma mais-valia, algo que o modelo superior da série não tem.
O Redmi Note 14 tem um sensor principal de 108 MP que faz um trabalho competente com boas fotografias em especial com luz, mas também à noite. A esta câmara junta-se uma macro e uma de profundidade de 2 MP. Ao nível do software há algumas opções de IA (menos que nos modelos Pro) que ajudam a fazer algumas brincadeiras como por exemplo mudar o céu ou apagar objectos e pessoas. É pena a ausência de uma ultra grande angular. No vídeo, o Xiaomi pode gravar até 1080p a 30fps com todas as câmaras e novamente a captação é muito aceitável visto que estamos a falar de um gama média.
Boa autonomia e desempenho
Nos benchmarks, o Redmi Note 14 tem resultados melhores nos testes do que os rivais de 2024 e muito semelhante aos do antecessor, isto apesar de ter um processador menos recente do que seria de esperar, o MediaTek Helio G99-Ultra. No dia-a-dia, o smartphone funcionou sempre bem e sem qualquer paragem mesmo quando “puxamos” mais por ele. A autonomia é muito boa e a bateria aguenta um dia inteiro sem que haja restrições ao nível da utilização, o único senão é que, tal como no Pro + 5G que testamos anteriormente, mantém-se a ausência do carregador.
Este Xiaomi tem a versão 14 do Android instalada, o que consideramos um ponto menos positivo já que não é o sistema operativo mais recente e traz também algum bloatware. No entanto, há algumas opções de inteligência artificial interessantes como a possibilidade de resumir notas, transcrevê-las e traduzi-las.
Distribuidor: Xiaomi
Preço: 249,99
Benchmarks
- AnTuTu: 435 241
- 3D Mark Wild Life: 10867
- GeekBench 6 Single CPU: 730
- GeekBench 6 Multi CPU: 1987
- GeekBench 6 OpenCL: 1299
- PCMark 3.0 Work:
- PCMark 3.0 Battery: 691 minutos
Ficha Técnica
Processador: MediaTek Helio G99-Ultra
Memória: 8 GB
Armazenamento: 256 GB
Câmaras: 210 MP (traseira); 20 MP (frontal)
Ecrã: 6,67″ AMOLED, 120 Hz (2400 x 1080), 395 ppi
Bateria: 5500 mAh
Dimensões: 164,84 x 78,15 x 8,16 mm
Peso: 200 gr