A Microsoft lançou oficialmente uma nova funcionalidade ‘Controlos de Recursos’ para o seu browser Edge no canal estável, ou seja, já está disponível para todos os utilizadores.
Esta funcionalidade permite aos utilizadores definir limites no uso de RAM do browser. Agora é possível limitar a utilização de RAM do Edge entre 1 e 32 GB, com uma opção para “Sem limite definido”.
Há um cursor para controlo, ajustável em incrementos de 1 GB, e os utilizadores podem escolher aplicar o limite ‘Sempre’ ou apenas ‘Quando estiveres a jogar no PC’.
A nova funcionalidade pode ser encontrada na página de definições do Edge, sob as definições relacionadas com o desempenho (Sistema e desempenho). Os utilizadores também podem procurar por ‘Controlos de Recursos’ para a encontrar.
Esta funcionalidade pode ser útil para utilizadores que realizam tarefas intensivas em memória, como jogos e navegação em simultâneo. Ao limitar o uso de RAM pelo Edge, pode ser utilizada mais memória em outras aplicações, como software de streaming ou como o Discord.
Definir um limite de RAM baixo pode resultar num desempenho mais lento do browser e em actualizações de separadores mais frequentes. Não só isto, mas a Microsoft também adicionou uma barra lateral de Essenciais do Browser para monitorização em tempo real do uso de RAM.
Esta funcionalidade de gestão de RAM intuitiva esteve em testes durante mais de um ano.