A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa | NOVA FCT anunciou os vencedores da 13.ª edição do Programa de Empreendedorismo. O projecto Steadylife, uma aplicação de inteligência artificial que tem 90% de eficácia no diagnóstico da doença de Parkinson, ficou em primeiro lugar e conseguiu um prémio monetário de mil euros e mais 500 euros do prémio Build The Future Award da NTT DATA.
O segundo lugar do programa universitário foi para a equipa da MushItPack que desenvolveu embalagens biodegradáveis a partir de cogumelos que são ideias para as entregas de comida ao domicílio. O projecto arrecadou mil euros sendo metade referente ao InnoRetail Award da Jerónimo Martins.
A MicroGoodies, uma iniciativa que sugere o uso de bactérias vivas, feitas em casa, para regular a microbiota intestinal e ajudar na saúde mental, arrecadou a terceira posição tendo recebido 250 euros.
A edição deste ano estreou o Prémio IMPACTO, no valor de 750 euros e cujo vencedor foi a Kaabricks, que desenvolve materiais de construção inovadores e sustentáveis a partir de resíduos têxteis e minerais. O projecto venceu ainda o prémio Sustainable Construction Award da MEXT, no valor de 500 euros.
As 12 equipas finalistas da competição, que reuniu mais de 800 alunos da NOVA FCT, defenderam uma ideia em frente a um júri composto por representantes de empresas parceiras como a Jerónimo Martins, NTT Data, MEXT, NOS, Deloitte e EY. O Programa de Empreendedorismo conta ainda com a colaboração da Startup Portugal, Magma Studio e IN-Nova.