Ninguém que gaste 1000 euros ou mais numa placa gráfica se devia ter de preocupar com a possibilidade de os cabos de alimentação poderem derreter, mas, no entanto, aqui estamos. Após vários relatos de placas gráficas RTX 50 com fichas e tomadas de energia a derreterem, vários fabricantes de cabos apresentaram algumas soluções únicas para o problema. Num caso, estão a adicionar dissipadores de calor para evitar o sobreaquecimento dos cabos, e noutro, há um ecrã dinâmico a dizer-lhe quão perto está a sua GPU de se incendiar.
As últimas gerações de placas gráficas aumentaram dramaticamente nas exigências de energia, com a principal RTX 5090 da última geração da Nvidia a exigir perto de 600W no máximo. Em alguns casos, as fichas de alimentação destas placas derreteram, danificando placas e cabos igualmente. Embora possa ter sido em parte causado por erro do utilizador, a Nvidia tem recebido muitas críticas por teimar em fornecer uma grande quantidade de energia através de um único cabo, levando a pedidos para que os futuros designs pelo menos dividam a carga por dois. Como antigamente.
Embora não seja aconselhável o uso de cabos de terceiros, os fabricantes de cabos alternativos estão agora a apresentar soluções inovadoras para o problema do sobreaquecimento. A EZDIY-Fab e a CableMod lançaram adaptadores de energia 12VHPWR de 180 graus com um dissipador de calor incorporado. Isto pode ser especialmente importante num design como este, porque a dobragem dos cabos tem sido pelo menos uma das causas de algum sobreaquecimento das fichas.
Este design diz-se que cria espaço adicional à volta do conector de energia, o que potencialmente permite um melhor fluxo de ar para melhorar a refrigeração. É de notar que o cabo com esta ficha só é comercializado para as placas RTX 40 e 30, mais antigas, não para as novas placas RTX 50, que precisam de mais energia para funcionarem. Isto pode ser porque as novas placas têm uma tomada de energia embutida (pelo menos as Founders Edition fabricadas pela própria Nvidia), o que torna estes adaptadores mais difíceis de instalar.
De acordo com um artigo publicado no site VideoCardz, um fabricante chinês também lançou um design único na loja online Taobao, que tem um ecrã incorporado que dá leituras em tempo real da temperatura e do consumo de energia da placa e do adaptador. A ideia por detrás disto é avisar o utilizador se a placa e o conector de energia estiverem a começar a sobreaquecer e também ajudar a detectar quaisquer anomalias como picos de energia.
Para ajudar a evitar o sobreaquecimento, o adaptador também tem um micro ventilador incorporado, por isso não deve fornecer um grande fluxo de ar.
Infelizmente, este adaptador também não está certificado para placas gráficas RTX 50. Os responsáveis dizem apenas que funcionará bem com as placas RTX 4090, 4080 e anteriores.
Apesar de tudo isto, o ideal é não usar cabos de terceiros. Só pelo seguro.