O GTA V e GTA Online receberam novo conteúdo e gráficos melhorados quando, há três anos, a Rockstar lançou as versões nativas para PlayStation 5 e Xbox Series, mas a empresa nunca revelou planos para estender as melhorias aos utilizadores da versão para PC, até agora. Uma actualização gratuita e opcional vai levar a versão para PC do jogo para além das especificações das consolas no início do próximo mês.
As versões para PC de Grand Theft Auto V e GTA Online receberão uma actualização gratuita a 4 de Março que inclui funcionalidades e conteúdo anteriormente exclusivos das versões para PlayStation 5 e Xbox Series. Estas incluem ray tracing, upscaling, novos veículos e o acesso ao serviço de subscrição GTA+.
Em 2022, a Rockstar adicionou reflexos e sombras com ray tracing às versões para consolas. A actualização de Março para a versão PC introduz essas funcionalidades, acrescentando iluminação global RT e oclusão ambiental, que são exclusivas para esta plataforma. O jogo também receberá FSR 3 e DLSS 3 para atenuar o impacto no desempenho em ray trace.
Além disso, a actualização aumenta o limite do framerate e melhora o suporte para proporções de ecrã alternativas, embora a Rockstar não tenha especificado mais detalhes. Gatilhos adaptáveis DualSense, Dolby Atmos, áudio com maior qualidade e carregamento mais rápido através do DirectStorage também estão a chegar.
No entanto, as melhorias aumentarão os requisitos mínimos do sistema. Os utilizadores que optarem pela nova versão precisam de, pelo menos, 8 GB de memória de sistema e de 4 GB de VRAM.
A versão antiga permanecerá disponível para manter a compatibilidade com os servidores de role-playing FiveM, que eventualmente virão a suportar a edição melhorada. No entanto, os jogadores de GTA Online só podem participar em sessões com outros jogadores que utilizem a mesma versão.
O conteúdo adicional inclui cinco novos veículos, numerosas melhorias para veículos e novos animais para encontrar. Novos jogadores recebem $4 milhões em moeda do jogo e a Rockstar está a abrir o GTA+ aos utilizadores de PC. O serviço pago mensalmente que concede vantagens adicionais no jogo e acesso a jogos mais antigos da Rockstar.
O presidente e CEO da Take-Two, Strauss Zelnick, admitiu recentemente que o PC se tornou uma parte maior dos negócios da empresa nos últimos anos. No entanto, a edição para PC do muito aguardado Grand Theft Auto VI não será lançada no mesmo dia que as versões para consolas no final deste ano.
GTA V chegou ao PC dois anos após as versões originais para PlayStation 3 e Xbox 360, e a Rockstar ainda não disse se o novo episódio terá um atraso semelhante. O CEO do fabricante de hardware para PC Corsair acredita que GTA VI chegará ao PC no início do próximo ano, apenas alguns meses após as versões para PS5 e Xbox Series, mas pode ser apenas especulação.