No Windows 11, a ligação da funcionalidade Ambiente de Trabalho Remoto é essencial para usar o Remote Desktop Protrocol (RDP) para ligar a outros computadores que estejam na rede local. Isto permite o acesso remoto aos dispositivos ou resolver problemas sem ter de se deslocar fisicamente ao local. Para este efeito, pode usar a aplicação ‘Ambiente de Trabalho Remoto’ ou a ferramenta equivalente mais antiga.
Se necessitar de permitir ligações remotas ao seu dispositivo, o Windows 11 oferece várias formas de configurar a funcionalidade Ambiente de Trabalho Remoto que incluem as Definições do Windows, o Painel de Controlo, a Linha de Comandos e a PowerShell (estas últimas não serão abordadas neste artigo).
Neste guia, explicamos como ligar o Ambiente de Trabalho Remoto no Windows 11 para controlar outros computadores através de uma ligação de rede.
Nota prévia: Esta funcionalidade não está disponível na versão Home do Windows 11. Só pode ser usada com a versão Pro e Enterprise. Como alternativa, se tiver a versão Home instalada no seu PC, pode usar o Chrome Remote Desktop.
Como ligar o Ambiente de Trabalho Remoto no Windows 11
Aceda às Definições do Windows 11 (Tecla Windows+I ou através do menu ‘Iniciar’) e clique em ‘Sistema’ e procure o botão ‘Ambiente de Trabalho Remoto’ na coluna da direita.
Use o interruptor à direita para ligar a funcionalidade e confirme que quer mesmo ligá-la.
Assim que completar estes passos pode ligar-se remotamente ao seu computador usando a aplicação Ambiente de Trabalho Remoto.
O sistema dá permissão automática ao utilizador para aceder remotamente ao PC. Para dar acesso a outro utilizador, clique em ‘Utilizadores do Ambiente de Trabalho Remoto’ e clique em ‘Adicionar’ para especificar a identidade do utilizador.
O Ambiente de Trabalho Remoto usa a opção ‘Network Level Authentication’ para tornar a ligação o mais segura possível. A página das Definições também lista o port para o caso de ser necessário configurar um router para permitir ligações remotas vindas de fora da rede local. Se não fizer nenhuma alteração à máquina, o port será sempre o 3389.
Como ligar o Ambiente de Trabalho Remoto através do Painel de Controlo
Abra o Painel de Controlo (aceda ao menu ‘Iniciar’ escreve ‘Painel de controlo’ e clique na primeira opção que surgir).
Clique em ‘Sistema e Segurança’. Depois, em ‘Sistema’, clique em ‘Permitir acesso remoto’.
Em ‘Ambiente de Trabalho Remoto’, ligue a opção ‘Permitir ligações remotas a este computador’, clique em ‘Aplicar’ e depois em ‘OK’.
Quando liga a opção de permitir ligações remotas, o sistema também liga automaticamente o a autenticação de nível de rede.
Tal como acontece com as Definições, pode também seleccionar que utilizadores têm acesso remoto ao PC, com um clique em ‘Seleccionar utilizadores’.
Assim que completar estes passos, o dispositivo fica pronto a receber ligações remotas a partir de outro.
Dicas para resolução de problemas
A opção Ambiente de Trabalho Remoto não está disponível – Este funcionalidade não está disponível no Windows 11 Home. Confirme que está a usar a versão Pro ou Enterprise do sistema operativo.
Não é possível ligar – Verifique que o computador arrancou, que está ligado à rede e que o Ambiente de Trabalho Remoto está ligado. Verifique também se a firewall do Windows (ou qualquer outra que esteja a usar) permite este tipo de ligações.
Problemas com o Network Level Authentication (NLA) – Se estiver com problemas com o NLA, pode desligá-lo (o que não é recomendável por razões de segurança). Este sistema obriga os utilizadores a autenticarem-se para acrescentar mais uma camada de segurança.
Utilizações práticas para o Ambiente de Trabalho Remoto
A possibilidade de ligação remota e controlo de outro computador pode ser bastante útil em muitos cenários, como por exemplo:
Acesso ao computador de trabalho a partir de casa para usar aplicações e ficheiros como se estivesse presente fisicamente nas instalações.
Resolução de problemas. Os profissionais de TI podem resolver problemas e gerir os computadores remotamente, reduzindo assim a necessidade de deslocações.
Copiar ficheiros pessoais ou gerir downloads no computador de casa enquanto estiver fora.