A Rarlab, a empresa responsável pelo afamado software de compressão de ficheiros WinRAR, juntou-se à marca francesa de vestuário Tern para lançar uma mala com o tema WinRAR, concebida para se assemelhar ao icónico logótipo da aplicação, que representa três livros empilhados em magenta, verde e azul amarrado com um cinto.
A conta do WinRAR na rede social X anunciou o novo merchandising com uma publicação hilariante que reconhece como a maioria dos utilizadores acaba por nunca pagar para usar o software, apesar de ser um produto que custa 29,95 euros por licença. “Que melhor maneira de apoiar o software que NUNCA pagou senão comprando uma mala WinRAR?” Pergunta-se na publicação.
A WinRAR oferece um período experimental gratuito de 40 dias antes de se tornar software pago, mas os programadores não aplicam estritamente o período experimental limitado, permitindo aos utilizadores acederem indefinidamente sem pagar. A versão não paga da WinRAR oferece funcionalidade total e acesso irrestrito mesmo após o término do período experimental, pelo que a maioria dos utilizadores simplesmente fecha a janela pop-up de aviso a cada arranque e aproveita o que é efectivamente um período experimental ilimitado.
What better way to support the software you’ve NEVER paid for than by buying a WinRAR bag? Do it! We dare y’all! https://t.co/5sqtOuJQkI
— WinRAR (@WinRAR_RARLAB) February 8, 2025
A mala com o tema WinRAR é feita de couro vegan e tem uma alça ajustável que permite que seja usada ao ombro. Tem um único compartimento rígido, como uma caixa de loot, e usa um sistema de fecho magnético. Mede 21,4 cm x 14 cm x 7 cm e custa 115 euros. A empresa planeia começar a enviá-las para os clientes em Abril.
Para mostrar o espaço da nova mala, a equipa da Tern colocou lá dentro o máximo de 805 cartas Yu-Gi-Oh com sleeves individuais, e a Rarlab confirmou que pode acomodar três latas de Diet Coke. Não oferece muito espaço se a capacidade de armazenamento for a sua principal preocupação, mas é certamente boa o suficiente para guardar o essencial, como o telefone, chaves e talvez até uma carteira.
A nova mala peculiar não é a primeira peça de merchandising licenciado da WinRAR a ser vendida no site oficial da Tern. As duas empresas têm uma parceria para comercializar uma série de roupas e acessórios com o tema WinRAR, incluindo blusões, hoodies, calças, t-shirts e bonés. Os preços começam nos 48 euros para as camisolas com grafismos e vão até uns impressionantes 225 euros para o blusão.