As TV OLED são mais caras que os LCD, mas são a melhor opção se for um amante de imagens com cores brilhantes e contrastes profundos – e, neste campo, a Evo G4 está entre as melhores que se conseguem comprar. O painel OLED do LG Evo G4 tem uma velocidade máxima de actualização de 120 Hz e é compatível com vários modos de HDR, como Dolby Vision e HDR10. Como seria de esperar, o contraste é muitíssimo bom e as cores são muito saturadas e vibrantes, até um pouco demais para o nosso gosto pessoal – nada que uns ajustes não resolvam. Já os 120 Hz são mais que adequados para quem gosta de videojogos, principalmente se usar uma consola de última geração que suporte VRR (variable refresh rate), porque garantem imagens fluídas e sem efeitos de arrastamento.
Um aspecto a ter em atenção é o facto de os modelos da série G4 terem sido pensados para serem pendurados (como a unidade que a empresa enviou para teste), por isso tem de reservar o espaço na parede antes de comprar, ou, em alternativa, optar por uma versão que traga o apoio de mesa. Esta TV tem um design actual, com uma moldura muito fina a toda a volta do painel, e apenas um pequeno bump onde está instalado o receptor de infravermelhos para o comando à distância. Por falar neste elemento, o da G4 é o Magic Remote usado em praticamente todos os modelos de TV de gama média e alta da marca coreana – é fácil de usar, embora o botão de ‘OK’ na roda central tenha a tendência de ficar um pouco perro com o uso, o que dificulta a selecção de algumas funções.
Uma das grande mais-valias das TV LG é o sistema operativo Web OS: facílimo de usar a todos os níveis, oferece dois níveis de acesso às definições. O primeiro serve para fazer pequenas alterações no dia-a-dia e o segundo, mais completo, permite alterar as definições de imagem e de cor de uma forma mais completa. Quanto ao som… bem, só podemos dizer que é melhor comprar uma soundbar se não quiser ter um áudio digno de um rádio a pilhas. Note-se que o problema não é da tecnologia da LG, mas sim uma questão de física: são poucos os televisores actuais, OLED ou LCD, que tenham espessura suficiente para usarem altifalantes decentes.
Distribuidor: LG
Preço: €2099