O spoofing é um tipo de ataque que se tem generalizado nos últimos tempos: envolve fazer uma chamada ou enviar uma SMS de um número legítimo, associado a uma empresa, para levar os clientes a dar dados pessoais.
A banca é dos sectores mais visados neste tipo de burla e, para reduzir este perigo a zero, a Revolut anunciou uma nova forma de contactar por chamada os clientes: vai passar a fazê-lo pela app. A empresa diz que este é um «método seguro para falar com o apoio ao cliente da Revolut», dado que é algo que os «criminosos não conseguem replicar».
Para já, esta funcionalidade fica disponível apenas na app para clientes particulares, mas a Revolut garante que, «em breve» vai chegar à aplicação Business, dedicada a clientes empresariais.
Além das chamadas pela app, a Revolut mantém o clássico contacto com o departamento de apoio ao cliente por chat, também na aplicação, mas faz uma ressalva: este banco digital diz que continuará a «utilizar as chamadas normais em determinados casos específicos em que as chamadas na app não sejam possíveis».
Contudo, nestes casos, a Revolut esclarece que isto apenas pode ser feito depois de um «acordo prévio com o cliente». Desta forma, caso alguém receba uma chamada em nome desta fintech, sem ter sido avisado antes, deve considerar o contacto como «fraudulento» e desligar «imediatamente».