Além de ser uma montra centrada em tecnologia de consumo, a feira de tecnologia CES (Las Vegas, EUA) também serviu de palco para alguns concept cars. Estes modelos serão o ponto de partida para o desenvolvimento de automóveis que vamos ver nas estradas, nos próximos anos.
A japonesa Honda foi uma das marcas que apresentou a sua visão de futuro na CES, ao mostrar os protótipos 0 Saloon e 0 SUV (na foto, em baixo), que são uma actualização dos modelos que já tinham sido apresentados há um ano, no mesmo evento.
Ambos vão tirar partido do nível 3 de condução autónoma, em que é o automóvel a tomar todas as decisões de condução, sem necessidade de o condutor ter os olhos na estrada (eyes-off) ou segurar no volante. A plataforma tecnológica destes automóveis que chegam em 2026 (numa primeira fase, apenas aos EUA) terá como base um sistema operativo próprio da marca japonesa.
A novidade é o Asimo OS, inspirado no robot humanoide de 1,30 metros que a marca criou há 25 anos, que «combina as tecnologias de robótica com tecnologias de inteligência avançadas». Esta plataforma será o cérebro dos Honda 0 para gerir as funcionalidades de «infoentretenimento, condução autónoma de Nível 3 e sistemas avançados de assistência ao condutor».
Finalmente, a marca japonesa anunciou ainda que irá desenvolver um chip integrado (SoC) com capacidades de IA que irá “alimentar” toda esta tecnologia. Criado em parceria com a Renesas, este será o «coração» dos automóveis que a Honda vai lançar no final desta década e irá «gerir vários sistemas do veículo, como o AD/ADAS, o controlo do grupo motopropulsor e as características de conforto».
Em concreto, este chip tira partido da tecnologia «multi-die chiplet que combina vários chips com diferentes funções». Para isso, será usado o SoC R-Car X5 Gen 5 da Renesas em conjunto com um acelerador de IA optimizado para software desenvolvido independentemente pela Honda». O objectivo é ter um sistema que atinja os «melhores desempenhos de IA da indústria de 2000 TOPS» e uma «eficiência energética de 20 TOPS/W».