O primeiro relatório lançado em 2025 pela empresa de segurança Check Point dá conta de um aumento de 11% no número de ataques de ransomware denunciados por várias «organizações em todo o mundo». Este valor foi apurado em 2024, comparativamente a 2023: no total, houve 5141 casos.
Segundo a Check Point, o aumento tem uma justificação: «Pode ser atribuído, principalmente, à formação de muitos grupos novos a partir da dissolução de alguns grupos veteranos, o que levou a que muitos afiliados experientes formassem novos grupos profissionais, conduzindo a um pico de ataques».
Na verdade, a empresa dá conta de um aumento de 40% no número de grupos de hackers que fazem este tipo de ataque: em 2023, tinham sido identificados 68, enquanto no ano passado foram 95. Entre estes, estão o RansomHub (que a CheckPoint diz ser a «força dominante»), o FOG, o Lynx, o APT73 e o Eldorado.
Estes ataques tiveram um país como alvo principal, o mesmo de 2023: «Sem surpresas, os EUA continuam a ser o mais afectado, com 936 ataques de ransomware», diz a CheckPoint. Já o sector de actividade mais atacado foi o dos «serviços às empresas», com 451 ataques registados.
O relatório completo ‘Ransomware Yearly Report 2024’ da Check Point pode ser lido aqui.