As ferramentas para imagem baseadas em Inteligência Artificial generativa normalmente concentram-se na geração de imagens do zero através de prompts de texto, o que tem gerado controvérsia devido a preocupações com direitos de autor. O Firefly, no entanto, aproveita os prompts para fazer edições mais ou menos complexas em imagens existentes em software Adobe como o Photoshop e o Illustrator. Os utilizadores podem adicionar facilmente objectos, mantendo uma iluminação consistente, introduzir novos padrões, remover fundos ou estender os limites da imagem, embora nem sempre com os melhores resultados.
A Adobe tem adicionado várias funcionalidades às suas ferramentas Firefly desde o lançamento em 2023. A actualização mais recente, dedicada especialmente aos profissionais da edição de imagem, permite fazer ajustes automaticamente em lotes de imagens. E quando se fala em lotes, podem ser milhares de imagens se necessário. Conhecida como Firefly Bulk Create, esta ferramenta visa acelerar a criação de campanhas de publicidade e mensagens, tornando as alterações de imagem mais eficientes. Embora alguns críticos temam que essa tecnologia possa reduzir a arte criada por humanos na publicidade, o comunicado da Adobe promove as novas ferramentas como uma forma de reduzir o trabalho repetitivo.
De acordo com o comunicado de imprensa da Adobe, que entretanto foi removido, a funcionalidade Bulk Create pode automatizar tarefas como remover fundos das imagens, redimensionar imagens e fazer outros ajustes que, de outra forma, teriam de ser feitos manualmente a todas as imagens, uma a uma. A funcionalidade pode facilitar a comunicação em grande escala, ajudando empresas e organizações a personalizar rapidamente activos de imagem para vários canais e plataformas.
Actualmente, o Bulk Create aparece como duas funções distintas na aplicação web do Firefly. Uma função permite que os utilizadores carreguem as imagens, alterem os fundos e gravem cópias lotes de imagens nos formatos PNG ou JPEG. A outra função ajusta automaticamente as dimensões das imagens para atender aos requisitos de imagem para redes sociais como o TikTok, Instagram e Facebook, esticando ou redimensionando os fundos.
Além do Bulk Create, no mês que vem, a Adobe planeia lançar um novo método para automatizar layouts de marca no Firefly. Esta funcionalidade, que está em fase de testes beta, vai integrar as API do InDesign com várias fontes de dados, permitindo que as empresas organizem texto e imagens em modelos para posters, revistas e outros formatos de publicidade.
Embora a Adobe anuncie principalmente suas ferramentas de IA sublinhando como pode reduzir os aspectos mais repetitivos da edição de imagens em massa, a empresa ainda menciona o uso da GenAI para criar imagens ou executar tarefas tradicionalmente realizadas por artistas humanos, o que é mais controverso.
Por exemplo, a Adobe vai lançar este mês avatares em AI também em testes beta, com funcionalidades como a conversão de texto para fala e animação automática. Além disto, espera-se que a tradução, a dobragem e a sincronização labial baseadas em IA para vídeos saiam da versão beta em breve.
Desde o lançamento do Firefly, a Adobe tentou abordar os receios sobre a violação de direitos de autor e o impacto potencial da IA generativa na criatividade humana. O conjunto de ferramentas é parcialmente treinado em fotos de bancos de imagens, e a Adobe prometeu compensar os artistas que contribuem para melhorar a IA.