O blog da Google dedicado a apresentar exemplos de utilização dos recursos da plataforma Google Cloud destacou uma empresa nacional que tem uma app dedicada a animais de estimação.
A protagonista foi a Barkyn, uma startup que desenvolveu uma aplicação, a Barkyn Health, que permite fazer uma «avaliação de saúde para cães através de reconhecimento de imagem e IA», em concreto a funcionalidade ‘Assistente’.
«A empresa identificou uma lacuna no mercado: por vezes, muitos donos de animais de estimação não têm as ferramentas e os conhecimentos necessários para garantir uma saúde óptima dos cães. Os métodos tradicionais de cuidados com animais de estimação podem ser demorados, dispendiosos e reactivos, em vez de proactivos. Para resolver este desafio, a Barkyn recorreu ao Google Cloud, pode ler-se no post feito pela empresa liderada por Sundar Pichai.
Segundo a Google, ao recurso ‘Assistente’ pode «analisar imagens do pelo, dos olhos, dos dentes e de outros elementos do cão, para gerar uma pontuação de saúde abrangente, classificada de 0 a 100», tudo com base nas «tecnologias avançadas do Google Cloud». Para isto, os donos têm de fazer o upload de «três fotografias» de do seu cão.
A Barkyn diz ainda que, para que esta tecnologia com base no Google Cloud consiga ser eficaz, «mais de cinquenta mil cães foram analisados para garantir a precisão dos dados e para treinar os modelos de IA».
Além da app, a empresa tem ainda um serviço com consultas de veterinário, um plano de subscrição com comida para cães e, em 2021, anunciou um projecto para desenvolver um alimentador automático que não chegou a ir para a frente. Anunciado na plataforma de crowdfunding, o Barkyn Home precisava de cem mil euros para ser financiado, mas conseguiu apenas quatro mil.