Com este modelo, a AOC continua com a tradição de lançar bons monitores para actividades de escritório e produtividade, com um conjunto de opções aceitável, inclusive um modo de jogo, embora não seja esta a sua praia. Ao tirar partido de uma taxa de actualização de 100 Hz, este modelo é apenas suficiente neste campo – ainda assim, contamos com Adaptive Sync, que pode ser ligado no habitual menu do monitor. Invariavelmente, este continua a ser um ponto a rever por parte da marca, onde já vimos opções de interacção bem melhores.
Apesar de gostarmos do facto de o menu estar disposto na horizontal, na base do ecrã, navegar entre as opções é um pequeno pesadelo. A isto, acrescenta-se o facto de os botões estarem muito próximos uns dos outros, o que nos levou a carregar várias vezes em opções que não queríamos. Depois, também se pedia uma pequena indicação luminosa do que cada um faz, pois em ambientes mais escuros tivemos de andar às apalpadelas na moldura do AOC 27B3CF2.
Na qualidade de imagem, não temos muita coisa a apontar de muito positivo ou negativo a este modelo de 27 polegadas, a não ser que cumpre o objectivo a que se propõe, tendo em conta o seu ADN: trabalho. Para ajustar o monitor ao que estamos a fazer, que também pode passar por ver filmes, por exemplo, podemos usar o menu para alternar entre vários modos que, basicamente, vão regulando o brilho e o contraste – se seleccionarmos o de ‘Texto’, contudo, o AOC 27B3CF2 fica demasiado escuro, o que torna a leitura mais complicada. Mais uma vez, já vimos monitores AOC com opções mais fortes neste domínio, com destaque para o modo de redução de luz azul ou um que mete o ecrã a preto e branco para, aí sim, facilitar a leitura. O melhor mesmo é sermos nós a definir estes parâmetros para ter resultados que se ajustem às nossas exigências.
Para ligar a um computador, o AOC 27B3CF2 acaba por ter uma solução actual e que se vai tornando padrão: USB-C com capacidade de transmitir imagem e energia, o que evita ter cabos na secretária. A evitar, e como acontece com a maioria dos monitores deste género, são as colunas de som internas que transformam qualquer fonte de som numa espécie de rádio dos anos oitenta – o que, por um lado, pode apelar aos mais saudosistas.
Distribuidor: AOC
Preço: €179
Ficha técnica
Ecrã: IPS WLED 27 polegadas
Tempo de resposta: 4 ms
Taxa de actualização: 100 Hz
Resolução máxima: 1920 x 1080 (FHD)
Ligações: HDMI 1.4, USB 3.2, 2 x USB-A
Dimensões: 616,6 x 356,7 x 45,3 mm