Há muitos anos que não passava pela nossa redacção um computador ‘rugged’. Esta classe foi concebida para aplicações industriais e militares, com o propósito de aguentar quase todo o tipo de abusos, desde o contacto com água a quedas que destruiriam um dispositivo normal.
Este portátil da Getac não é dos mais belos que temos visto, dado que o foco é torná-lo o mais resistente possível: é espesso, feito num plástico que se nota ter uma resistência fora do normal e tem certificação IP53 (resistente ao pó e a salpicos de água). A qualidade da construção é tão alta que achamos que o chassis é suficientemente resistente para aguentar o peso de uma pessoa.
O S510 tem uma pega à frente para transporte e um fecho, para impedir que se abra acidentalmente. Todas as portas de ligação têm uma peça de borracha a protegê-las e, na parte de baixo, estão duas baterias amovíveis (algo que não via há muitos anos, num portátil) para que seja possível usá-lo num local com acesso difícil a pontos de carregamento. O ecrã de quinze polegadas é FullHD e tem uma protecção para evitar riscos; incluída está, ainda, uma caneta digital.
Por dentro, tudo é mais normal
O S510 tem um processador Core Ultra 7 e uma placa gráfica Nvidia GTX 1659 com 4 GB de memória dedicada. Apesar de ter uma gráfica simpática, não pense que dá para jogar Crysis; o conjunto fica completo com 64 GB de RAM DDR5 e um SSD de 1 TB.
O Getac S510 é muito modular e pode ser comprado com várias opções para que se adapte às necessidades dos clientes. A unidade que nos foi enviada tem todas as opções possíveis, excepto o leitor de código de barras, o modem para redes móveis e a placa de rede de 2,5 Gbps. Há ainda alguns acessórios incomuns, como suportes para veículos ou carregadores duplos, para baterias extra.
E o desempenho?
O desempenho é simpático, mas nada que impressione. Também há que ter em conta o contexto em que estes computadores são usados. Se estiver a responder a uma chamada de assistência técnica, ou num ambiente industrial, normalmente os dados estão em servidores externos, por isso o desempenho não é assim tão importante. Há apenas um teste em que este S510 se destaca: a bateria – aliás, foi o PC X86 com mais autonomia que testámos na PCGuia. Isto deve-se às duas baterias e também ao facto de o processador não ser dos mais gulosos, em termos de consumo de energia. Contudo, quando está em carga, nota-se o barulho das ventoinhas, mas nada que incomode.
Distribuidor: Getac
Preço: €2249
Benchmarks
- PCMark 10 Geral: 5168
- PCMark 10 Produtividade: 8973
- PCMark Bateria (Modern Office): 1226 minutos
- 3D Mark Wild Life: 11 174
Ficha Técnica
Processador: Intel Core Ultra 7 155U
Memória: 64 GB DDR5
Armazenamento: SSD NVMe 1 TB
Placa Gráfica: Intel Graphics, NVIDIA GeForce GTX 1650 4GB
Ecrã: 15,6” TFT LCD FHD (1920 x 1080)
Ligações: 2 x USB 3.2 Gen 2, Thunderbolt 4, leitor de cartões MicroSD, jack 3,5 mm, RJ45, HDMI 2.0, Wi-Fi 6E AX211, 802.11ax, Bluetooth
Dimensões: 375 x 277 x 39mm
Peso: 2,31 kg