As televisões CRT fazem parte do imaginário de muitos saudosistas da tecnologia dos anos 80/90 e há um modelo destes que é quase considerado um unicórnio: a televisão PVM-4300 da Sony, provavelmente a maior com tubo de raios catódicos alguma vez produzida.
Com mais de 180 quilos e um ecrã de 43 polegadas, esta Sony foi lançada em 1989 como uma edição especial para comemorar os vinte anos da gama Trinitron. Como é de imaginar, o preço não tornava propriamente a PVM-4300 acessível a todas as bolsas: eram cerca de dezasseis mil euros, na altura, apenas se tivermos em conta o valor em ienes.
Não há dados de que esta TV tenha sido alguma vendida na Europa, mas nos EUA sim, com um preço de quarenta mil dólares (cerca de 38 mil euros). Se ajustarmos estes preços à inflacção, chegamos a valores que, hoje, seriam na ordem dos oitenta a cem mil euros. Actualmente, uma das TV mais caras é a Beovision Harmony OLED 4K da Bang & Olufsen – tem 97 polegadas e custa quase sessenta mil euros.
Este “unicórnio” da Sony acabou por ser o alvo do autor de uma conta de youtube dedicada ao modding de consolas e monitores/TV CRT (Shank Mods) que, depois de ver uma fotografia da PVM-4300, decidiu que a tinha de recuperar. Esta aventura meteu restaurantes chineses, fábricas de noodles e um transporte “milionário” – o melhor é ver mesmo o documentário publicado no YouTube da Shank Mods.