Tal como aconteceu recentemente com o Programa Carnegie Mellon Portugal, também o Programa UT Austin Portugal (da universidade de do Texas, EUA) anunciou um financiamento de 400 mil euros para oito projectos de investigação exploratória.
As normas de candidatura são, em tudo, semelhantes às do CMU Portugal: «As propostas têm de ser submetidas por um consórcio que integre uma ou mais organizações nacionais e, pelo menos, um parceiro da Universidade do Texas, em Austin».
A duração máxima desta iniciativa é de doze meses, com cada projecto a receber «até cinquenta mil euros». Curiosamente, a data de entrega de candidaturas tem o mesmo prazo da CMU Portugal: 22 de Janeiro. O Programa UT Austin Portugal está à procura de «propostas que estimulem e promovam a competitividade internacional de Portugal».
Para isso, têm de ser submetidos projectos em três áreas: computação avançada, interacções Espaço-Terra e nanotecnologias. Os responsáveis dizem ainda que também podem ser «consideradas propostas que abordem temas relacionados com energia limpa», embora tenha de se «enquadrar nas outras três grandes áreas».