A PCAutomotive, uma empresa de cibersegurança especializada no sector automóvel, anunciou a descoberta de doze vulnerabilidades de segurança num dos mais recentes modelos da marca que faz parte do grupo Volkswagen.
Segundo o relatório feito pela PCAutomotive, as falhas de segurança permitiam «accionar remotamente determinados controlos e seguir a localização dos automóveis em tempo real», o que pode ser feito num «raio de dez metros» pela «instalação de malware» no Skoda Superb, disse um responsável da empresa de segurança ao site TechCrunch.
«As vulnerabilidades, descobertas na unidade de info-entretenimento MIB3 do veículo» davam azo a que os atacantes conseguissem fazer uma «execução de código sem restrições» e que o pudessem fazer «sempre que o sistema fosse iniciado», diz a mesma fonte.
A «gravação conversas através do microfone do automóvel», a reprodução de sons aleatórios e o roubo da lista de contactos telefónicos» eram outras das possibilidades. Depois de ter encontrado estas vulnerabilidades, a PCAutomotive alertou a Volkswagen, que já corrigiu as falhas.
Em Portugal o Skoda Superb faz parte do portfólio da marca checa, com um preço que começa nos 41 782 euros.