A inteligência artificial continua a ser o mote para o desenvolvimento de projectos que têm como objectivo criar condições para mitigar alguns dos principais receios relativos ao uso desta tecnologia.
Um dos mais recentes, a nível europeu, é o Achilles, o resultado de um consórcio criado por dezasseis organizações e liderado pelo Fraunhofer Portugal AICOS, com um financiamento de oito milhões de euros no âmbito do Programa-Quadro Horizon Europe.
O nome do projecto não foi encontrado por acaso: os responsáveis explicam que foi inspirado no mito do calcanhar de Aquiles, o ponto fraco desta personagem da mitologia grega, uma vez que o objectivo é «abordar o verdadeiro calcanhar de Aquiles da IA: a eficiência e a confiança».
Assim, quer aplicar abordagens «inovadoras» ao mercado da IA que passam por «apoiar o desenvolvimento de sistemas que sejam mais leves (sustentáveis e eficientes), transparentes (fáceis de entender e documentar) e seguros (robustos e em conformidade com padrões éticos e legais)».
Desta forma, o consórcio Achilles quer uma IA «mais sustentável, transparente e alinhada com os valores humanos». Segundo André Carreiro, investigador sénior no Fraunhofer Portugal AICOS e coordenador do projecto, a ideia passa por «promover avanços em IA que estejam alinhados com os padrões éticos da UE, requisitos legais e um compromisso com a transparência».
Um dos principais resultados práticos do Achilles é uma «espécie de kit de ferramentas projectada para transformar profundamente a concepção e implementação de soluções de IA». Este recurso tem como base um Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE) e está orientado para machine learning.
«O IDE faz a ponte entre decisores, programadores e utilizadores finais, alinhando todos os stakeholders no ciclo de vida da IA. O objectivo é criar sistemas que sejam não apenas mais eficazes e eficientes, mas também eticamente responsáveis, transparentes e totalmente em conformidade com os standards regulatórios», conclui André Carreiro.
Além do Fraunhofer Portugal AICOS, o consórcio inclui ainda mais quatro instituições nacionais: INESC ID, Instituto de Sistemas e Robótica, PNO Innovation e Imprensa Nacional – Casa da Moeda.