A linha de microcomputadores Raspberry PI é muito popular por várias razões, incluindo o baixo custo, o apoio da comunidade e a grande quantidade de ligações disponíveis. O mais recente Raspberry Pi não inclui tantas possibilidades de ligação de propósito. O novo Compute Module 5 tem todas as capacidades do Raspberry Pi 5, mas foi desenhado para aplicações em que o espaço para a instalação é mais reduzido.
A gama de Compute Modules da Raspberry Pi já tem dez anos e surgiu quando estes pequenos computadores ainda se estavam a afirmar no mercado das máquinas para DYI. A fundação Raspberry Pi percebeu que havia procura para um modelo mais compacto do seu produto principal, mas sem todas as suas ligações. Assim, nasceu o Compute Module. O dispositivo original foi construído num módulo SODIMM e incluía apenas os componentes principais de um Raspberry Pi 1, como o processador, memória RAM, armazenamento e reguladores de alimentação eléctrica.
Tal como o Raspberry Pi 5, o novo Compute Module inclui um chip Arm com quatro núcleos que podem funcionar a uma velocidade máxima de 2,4 GHz, duas interfaces USB 3.0, Ethernet Gigabit, uma interface PCIe 2.0 x1, duas interfaces HDMI e um GPIO com 30 pinos.
O Compute Module 5 oferece funcionalidades semelhantes às do Raspberry Pi mais recente, mas os novos modelos já não usam módulos SODIMM como base. O novo modelo parece-se mais com um Raspberry Pi normal que foi encolhido, semelhante ao Compute Module 4. Aliás, ambos são compatíveis mecanicamente e usam o mesmo tipo de ligações perpendiculares na parte de baixo da placa.
Neste momento, o Compute Module 5 ainda não está disponível em Portugal. O preço nos EUA é de 45 dólares para a versão com 2 GB de memória RAM sem armazenamento. A versão mais cara, custa 95 dólares e traz 8 GB de RAM e 64 GB de armazenamento. Tal como acontece com todos os modelos do Raspberry PI, os preços variam muito consoante a loja e a procura.