Os anéis inteligentes são uma alternativa para quem não gosta de andar com relógios ou pulseiras, mas, ao mesmo tempo quer monitorizar como é que o corpo está a funcionar, tanto quando faz exercício, como quando está em repouso. Por isso, a ideia da Samsung de criar um destes anéis faz sentido: note-se que a marca coreana não foi a primeira a lançar uma proposta destas, mas, devido ao seu poderio, é a que mais potencial tem para ser um grande sucesso ou… um incrível tiro ao lado.
Francamente, o principal problema deste anel tem mais que ver com a visão da Samsung que com o anel em si e com o que é capaz de fazer. Aparentemente, a empresa acha que, com o desenvolvimento de anéis inteligentes (e relógios), vai conseguir vender mais telefones, isto porque, no caso do Galaxy Ring, o anel apenas funciona com modelos da Samsung. O problema é que, segundo os dados do Statcounter, a marca coreana têm uma quota de mercado mundial de 24%, o que faz com que mais de 75% dos consumidores não o possa usar.
Se quiser comprar um Galaxy Ring, a Samsung disponibiliza um kit de medição (gratuito) para encontrar o tamanho exacto para os seus dedos. A parte de fora do anel é levemente côncava e feita em titânio preto, mas também está disponível em prateado e dourado. O anel tem três sensores na parte interna do aro que servem para fazer as várias medições, por isso, o Galaxy Ring tem de ser usado numa posição específica e até tem uma pequena nervura do lado de fora para indicar o sítio onde estão os sensores, para o manter na posição correcta. Ou seja, com os que devem ficar em contacto com a parte de baixo do dedo.
O carregamento é feito por indução através do estojo incluído que tem um acabamento impecável e, segundo a Samsung, a bateria dura sete dias, mas tudo depende do diâmetro do anel. O dispositivo está disponível em nove tamanhos diferentes e tendo em conta o diâmetro, a autonomia pode ser maior: no nosso caso, chegou aos oito dias.
Como não tem um ecrã, o Galaxy Ring tem sempre de ser usado em conjunto com a aplicação Samsung Health, que regista os dados enviados pelo anel. Ambos usam IA para medir a actividade física e o sono, dando sugestões para melhorar ambas as métricas. Uma funcionalidade interessante é a de controlar alguns recursos do smartphone por gestos, como por exemplo tirar fotos. Contudo, isto está reservado apenas aos modelos com a versão 6.1.1 do sistema operativo One UI ou posterior.
Distribuidor: Samsung
Preço: €449,90