Pela terceira vez este ano (depois de Fevereiro e Abril), o Programa Carnegie Mellon Portugal (CMU) abriu candidaturas para bolsas de doutoramento, desta vez para o ano lectivo 2025/2026, nas áreas das «tecnologias da informação e comunicação».
Estas, dão acesso a dois diplomas, um da CMU e outro das sete universidades parceiras: Aveiro, Coimbra, Lisboa, Minho, Porto, a Católica e Nova de Lisboa. Desta vez, estão em cima da mesa «até dez bolsas integrais» para nove cursos.
Na lista para o ano lectivo de 24/25, estão Aprendizagem Automática, Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Engenharia de Software, Engenharia de Políticas Públicas, Informática, Interação Pessoa-Máquina, Robótica, Societal Computing, e Tecnologias de Língua Falada.
A data limite para submeter as candidaturas varia conforme o curso: até 11 de Dezembro para Aprendizagem Automática, Engenharia de Software, Informática, Interação Pessoa-Máquina, Robótica, Societal Computing e Tecnologias da Língua Falada; e 15 de Dezembro para Engenharia e Políticas Públicas e Engenharia Electrotécnica e de Computadores.
Mais uma vez, a duração destas bolsas é de cinco anos, sendo que dois destes terão de ser cumpridos na Carnegie Mellon University, nos Estados Unidos da América. Todas as informações sobre este processo estão aqui.