O Spotify vai começar a pagar aos criadores com base no engagement que os vídeos recebem dos utilizadores com subscrições pagas. Os anúncios automáticos que aparecem a meio dos vídeos também vão desaparecer dos ecrãs de quem pagar uma subscrição para encorajar o consumo de mais conteúdos de vídeo. Para já, estas alterações vão entrar em vigor a 2 de Janeiro nos EUA, Reino Unido, Austrália e Canadá.
O pagamento aos criadores de vídeos com base no engagement dos vídeos coloca o Spotify em rota de colisão com o YouTube que está a apostar cada vez mais no mercado dos podcasts e já paga milhares de milhões aos criadores de conteúdos.
Desde o lançamento dos podcasts em vídeo em 2022, o consumo destes conteúdos no Spotify explodiu e o número de criadores duplica de ano para ano. Neste momento existem mais de 300.000 podcasts em vídeo no Spotify, mais 50.000 do que em Junho.
Os criadores vão poder ver os dados de consumo dos seus conteúdos numa página chamada Spotify for Creators e saber se são elegíveis para receberem pagamentos.
Não se sabe quanto é que o Spotify vai pagar aos criadores de vídeos. A empresa não indicou como será feito o cálculo dos pagamentos.