Hoje, a AMD revelou o novo processador AMD Ryzen 7 9800X3D para desktop, baseado na arquitectura “Zen 5” que integra a tecnologia AMD 3D V-Cache de 2ª geração.
Com o processador AMD Ryzen 7 9800X3D, a AMD reestruturou a sua solução de memória cache on-chip com a tecnologia AMD 3D V-Cache de 2ª geração. A memória cache de 64 MB foi realocada por baixo do processador, o que coloca o chip CCD (Core Complex Die) mais próximo do sistema de refrigeração para ajudar a manter os núcleos Zen 5 a temperaturas mais baixas. De acordo com a empresa, isto permite velocidades de relógio mais altas, o que se traduz num aumento médio de 8% do desempenho em jogos em comparação com os chips da geração anterior e até uma média de 20% mais rápido que os chips equivalentes da concorrência. Esta mudança no posicionamento da memória cache em conjunto com o facto de ser o primeiro processador X3D totalmente desbloqueado, permite fazer overclocking mais alto do processador.
A AMD diz que a combinação da arquitectura Zen 5 com a tecnologia AMD 3D V-Cache trabalha para atingir o maior desempenho em jogos do mercado. Embora o aumento geracional no FPS médio seja de cerca de 8%, muitos jogos, como Star Wars Outlaws, podem obter melhorias percentuais de dois dígitos em relação à geração anterior.
O Ryzen 7 9800X3D tem oito núcleos Zen 5 e 16 threads de processamento. A velocidade de relógio base de 4,7 GHz é combinada com um boost que pode chegar aos 5,2 GHz, Estas são as mais altas velocidades de relógio de todos os tempos em um chip X3D. O TDP é de 120 W e a cache total do processador é de 104 MB.