A Samsung tinha prometido, quando lançou o Galaxy S24, que o português Europeu seria uma opção da sua plataforma de IA até ao final deste ano – agora, a marca coreana diz que isto já é possível. Até agora, apenas podíamos usar português do Brasil.
«Os dispositivos não só vão falar português como ser capazes de descrever sensações, paisagens, objectos, sotaques e particularidades únicas do País, o que representa uma nova dimensão de proximidade para os portugueses e a marca», diz a Samsung em comunicado.
A chegada do português Europeu (também conhecido como ‘português de Portugal’) é o culminar de «mais de dez mil horas de trabalho» feito por uma «equipa dedicada de oito pessoas». O idioma pode ser usado nos modos ‘Tradução em Tempo Real’, ‘Intérprete’ e ‘Assistente de Chat’.
Contudo, a Samsung acaba por anunciar um produto inacabado: a marca assume que ainda não é possível usar o português Europeu ao máximo nos smartphones, uma vez que as funcionalidades de tradução de texto se encontram em «desenvolvimento», embora garanta que «estarão disponíveis em breve».