Depois de ter chegado aos utilizadores norte americanos em Fevereiro, o chatbot de compras da Amazon, chamado Rufus, está a ser lançado na Europa, depois de ter chegado aos EUA em Fevereiro.
O Rufus começou a ser distribuído esta semana em versão beta na Alemanha, França, Itália e Espanha. Este é um lançamento gradual e a empresa afirma que poderá demorar algumas semanas até que todos os utilizadores recebam o assistente sob a forma de uma actualização da aplicação da loja online.
Para começar a utilizar o Rufus, toque no ícone que está no canto inferior direito da aplicação móvel, isto abre uma caixa de chat. Depois, o utilizadores só têm de tocar nesta caixa de chat para fazer perguntas por escrito ou pedir mais informações sobre uma consulta anterior.
Esta é uma versão beta, pelo que a Amazon pede aos clientes para deixarem feedback “classificando as suas respostas com um polegar para cima ou para baixo”. Também está disponível uma opção para dar feedback de uma forma livre mais direccionada.
O Rufus é um assistente de compras com IA generativa que foi treinado em todo o catálogo de produtos da Amazon, juntamente com avaliações de clientes, perguntas e respostas da comunidade e “informações de toda a web”. É um chatbot, pelo que os clientes podem fazer perguntas ao Rufus sobre produtos e afins.
Por exemplo, os utilizadores podem perguntar ao Rufus se um determinado par de ténis de corrida é durável ou se um casaco pode ser lavado na máquina. No entanto, trata-se de uma IA, pelo que até a Amazon admite que a informação que dá pode nem sempre estar correcta.