Os rumores eram mesmo reais e a imagem partilhada ontem, antes do tempo, pelo Amazon correspondia à verdade: a Apple anunciou um Mac Mini mais compacto e que, finalmente, tem mudanças de design. Lembre-se que, desde a versão lançada em 2010, este computador teve sempre as mesmas dimensões.
Agora, isto muda (e muito), com o Mac mais pequeno da Apple a ter apenas 12,7 cm de lado (o anterior tinha quase 20 cm). Apesar de se aproximar do formato de uma Apple TV 4K, ainda é um pouco maior, dado que esta box tem 9 x 9 cm. A marca também diz que este é o «primeiro Mac neutro em carbono».
As especificações técnicas do Mac Mini 2024 também batem certo com o que já tinha saído nos leaks e descrito nos rumores, desde logo com a opção pelo M4 (três versões) e M4 Pro (uma versão). Além do CPU, o que muda, é obviamente a memória e o armazenamento: entre 16 e 64 GB ou 256 GB a 8 TB, respectivamente. A outra configuração possível é optar por Ethernet Gigabit convencional ou Ethernet Gigabit 10 Gbps.
Nas ligações, o novo Mac Mini tem duas portas USB-C Thunderbolt 5, e uma jack de 3,5 mm à frente; atrás, ficam mais três USB-C, a HDMI e a Ethernet. Tal como acontece com os iMac, este modelo chega a Portugal a 8 de Novembro e já pode ser reservado no site da Apple; os preços começam nos 729 euros e chegam aos 5365 euros, se o configurarmos ao máximo.
Amanhã, deverá acontecer a última apresentação de hardware da Semana do Mac, com o anúncios dos novos modelos MacBook Pro de 14 polegadas, também com os novos processadores M4.