Esta semana, a Apple anunciou que iria revelar várias novidades e actualizações à sua gama de computadores Macbook, iMac e Mac Mini, mas logo no primeiro dia houve uma confirmação que foi além disto.
A Apple Intelligence, a plataforma de IA que a empresa anunciou durante a WWDC deste ano e que está integrada nos seus dispositivos (já está disponível com as versões 18.1 do iOS e 15.1 do macOS), vai chegar à Europa em Abril de 2025.
Lembre-se que a Apple Intelligence não foi anunciada numa primeira fase para os mercados europeus devido ao facto de este recurso não estar autorizado no Velho Continente devido às regras da Lei dos Mercados Digitais. A meio de Setembro, a marca da maçã também já tinha confirmado que o Português seria um dos idiomas compatíveis.
Aqui, há outro dado a ter em conta: uma vez que apenas o iPhone e o iPad são afectados por esta legislação, quem tiver um Mac compatível com o macOS Sequoia 15.1 (e que tenha, pelo menos, um M1), consegue, desde já, experimentar a Apple Intelligence, embora apenas em Inglês dos EUA.
iMac recebe M4 e chega a 8 de Novembro
O iMac foi, precisamente, a estrela dos anúncios de ontem da Apple: o computador all-in-one foi mesmo actualizado com um processador M4 com opções por oito ou dez núcleos, memória de 16/32 GB, armazenamento SSD até 2 TB e duas ou quatro portas Thunderbolt USB-C 4.
No ecrã, não há mudanças em relação ao do modelo anterior (24 polegadas 4,5K), embora agora haja uma opção que adiciona um ‘vidro de nanotextura’, que reduz os reflexos, por mais 230 euros. Cada iMac, que continua a estar disponível em sete cores, vem ainda um teclado Magic Keyboard e um rato Magic Mouse, agora com ligações USB-C.
Estes novos iMac chegam a Portugal a 8 de Novembro e já podem ser encomendados no site da Apple: os preços começam nos 1529 euros, mas se configurarmos o modelo topo de gama ao máximo, chegamos aos 3395 euros.
Amazon mostra Mac Mini antes do tempo
Apesar de ontem o dia ter sido dedicado ao iMac, houve um leak da Amazon que nos deu a conhecer o próximo Mac Mini, o único computador da empresa que irá ter mudanças ao nível do design. Confirma-se assim um formato idêntico ao da Apple TV e as especificações técnicas que já tinham sido avançadas pelos rumores das últimas semanas.
Este modelo terá, desta forma, possibilidade de ser configurado com um M4 ou M4 Pro (até catorze núcleos), uma GPU até 20 núcleos, até 64 GB de memória e um máximo de 8 TB para o armazenamento. Em termos de ligações, pelo screenshot que o site MacRumors tirou da página da Amazon que mostrava uma comparação do Mac Mini com o Mac Studio e os novos iMac, este modelo terá ainda duas portas USB-C frontais, possivelmente Thunderbolt 4.
Hoje, ao fim da tarde, a Apple vai prosseguir com as suas apresentações dos Mac – a oficialização deste Mac Mini ou os upgrades ao Macbook são as possibilidades para esta Terça-Feira.