Começa Sábado e fica até Domingo em Portugal: a competição NASA International Space Apps Challenge é um hackathon em que o objectivo é desenvolver uma aplicação de código aberto que «resolvam problemas actuais da Terra e do Espaço».
Este ano, o tema é #HelioBigYear, uma «iniciativa da NASA Heliophysics que está a decorrer até Dezembro e que celebra a influência do Sol na Terra». No País, há três “bases de lançamento” desta iniciativa da agência espacial dos EUA: Universidade de Aveiro, Paredes (apenas em formato virtual) e, pela primeira vez, a Universidade Atlântica (Oeiras).
Nesta última localização, o dia 4 de Outubro (Sexta-Feira) vai ser preenchido com a primeira edição das Jornadas Aeroespaciais da Atlântica, com a presença da astronauta-análoga e investigadora do INESCTEC Ana Pires; e com Fernando Carvalho, conhecido como o “pai” do satélite português PoSAT-1.
Ao todo, há 82 participantes registados na edição nacional do NASA International Space Apps Challenge, sendo que a maioria está na Universidade Atlântica (62).