A Microsoft finalmente deixou cair o WordPad. A partir do Windows 11 versão 24H2, que começou a ser distribuída esta semana, o programa foi adicionado à lista de “Funcionalidades Descontinuadas”, indicando que já não está disponível.
Embora certamente haja utilizadores que não vão gostar da remoção desta aplicação de processamento de texto, a decisão era inevitável, visto que que já não estava incluído na versão Canary Build do Windows 11. Como quase todas as empresas de software, a Microsoft remove muitas funcionalidades e funções antigas para tornar o sistema operativo mais simplificado e dar lugar a novas funcionalidades. No entanto, o facto de ser “antigo” não significa necessariamente que tenha deixado de ser útil, a partir do Windows 11 24H2 deixou de existir um programa de processamento de texto integrado no sistema operativo, nem qualquer substituto. A Microsoft deixou isso claro ao recomendar o uso do Microsoft Word para documentos de texto mais complexos como .doc e .rtf e o Bloco de Notas do Windows para documentos de texto simples como .txt.
Embora existam formas de o trazer de volta, uma vez que os executáveis ainda estão presentes no Windows 11 24H2, não há forma de o fazer funcionar como uma opção predefinida para abrir ficheiros de texto. Eventualmente, todos os ficheiros serão removidos, completando o processo de eliminação. Muitas aplicações, como o Windows Media Player, também foram removidas. Entretanto, o Bloco de Notas recebeu algumas actualizações este ano, nomeadamente a funcionalidade de verificação ortográfica e agora a opção de separadores com o Windows 11 24H2.
Lançado inicialmente há 28 anos com o Windows 95, o WordPad oferecia formatação de texto gratuita e sem complicações, o que o Bloco de Notas não fazia, e o Microsoft Office era um complemento premium. O Wordpad também foi removido da actualização mais recente do Windows Server 2025.
Há anos, a Microsoft descontinuou o Paint em favor do Paint 3D na actualização Fall Creators do Windows 10, apenas para o trazer de volta após a reacção negativa dos utilizadores e voltou a ser integrada no Windows 11. Por outro lado, o Paint 3D será supostamente retirado da loja de aplicações a 4 de Novembro de 2024.