A remoção das funções baseadas na web nas aplicações do Office continua: a última “vítima” é a função de pesquisa no Microsoft Word, que será removida a partir do final de Dezembro.
Esta funcionalidade está integrada no Word desde a versão 2016 e funciona com base nos resultados do motor de busca Bing da Microsoft. Actualmente, esta funcionalidade só está presente nas versões desktop do Word para Windows e Mac e não nas aplicações para smartphones e tablets nem na versão online que pode ser usada através de um browser.
Ao trabalhar num documento, o utilizador pode pesquisar qualquer tópico e inserir os resultados da pesquisa nesse documento. É possível usar as informações como citação e colocar uma referência à fonte. As imagens também podem ser pesquisadas e inseridas nos documentos desta maneira.
A Microsoft anunciou a remoção da funcionalidade de pesquisa através de uma mensagem publicada no Centro de Administração do Microsoft 365 (ID da mensagem MC901824), e refere-se ao Microsoft Copilot como uma sendo uma “excelente alternativa”. Isso é especialmente verdadeiro para a Microsoft, porque no contexto do Microsoft 365, a utilização do Copilot está associada a custos adicionais.
Esta não foi a primeira vez que a Microsoft removeu funcionalidades de uma aplicação do Office. Recentemente, a Microsoft anunciou a remoção do ‘Início Rápido’ da versão para Mac do PowerPoint, o que também pode ter o objectivo de gerar receitas adicionais com o Copilot.