Embora a Intel tenha reconhecido a causa principal das falhas dos processadores “Raptor Lake” de 13ª e 14ª Geração no final de Julho (o microcódigo fazia com que a CPU exigisse níveis elevados de voltagem além dos limites considerados seguros), a empresa nunca divulgou precisamente o que se estava a passar e porquê. Agora, divulgou uma explicação abrangente para o problema a que chamou ‘Vmin Shift Instability’, que pode ocorrer em quatro circunstâncias.
O problema decorre de um circuito de clock tree no núcleo de IA que é propenso a falhas sob alta voltagem e temperatura, o que causa uma mudança no ciclo de trabalho do relógio levando à instabilidade do sistema. A Intel identificou quatro condições operacionais chave que desencadeiam o problema e implementou mitigações através de várias actualizações de microcódigo:
Primeira: as configurações de energia da motherboard excedem as directrizes recomendadas pela Intel, causando a mudança de Vmin. A Intel aconselha os utilizadores a seguirem manterem as configurações de energia padrão para evitar o problema.
Segunda: o microcódigo eTVB permitia que certos processadores Core i9 de 13ª e 14ª geração mantivessem um estado alto desempenho mesmo quando estão a funcionar a temperaturas elevadas, o que foi corrigido com a actualização de microcódigo 0x125 lançada em Junho de 2024.
Terceira: o microcódigo SVID às vezes solicita voltagens mais altas por um período prolongado, aumentando o risco de instabilidade. A Intel resolveu isso com a actualização de microcódigo 0x129, distribuída em Agosto de 2024.
Quarta: tanto o microcódigo quanto a BIOS solicitavam voltagens elevadas durante períodos de inactividade ou de actividade leve, o que é mitigado pela actualização de microcódigo 0x12B, que combina todas as correcções anteriores.
Os testes internos da Intel mostram que a actualização 0x12B não afecta o desempenho de forma perceptível. Benchmarks e testes de jogos, incluindo títulos populares como Cyberpunk 2077 e Shadow of the Tomb Raider, mostraram resultados dentro das variações normais esperadas quando comparados com a actualização 0x125.
A Intel está a trabalhar com os fabricantes de motherboards para garantir que a actualização de microcódigo 0x12B seja distribuída através de actualizações de BIOS. Esta implementação pode levar várias semanas, mas a Intel está a pressionar para conseguir validações e implementações rápidas.
A Intel também aproveitou para garantir mais uma vez aos seus clientes que os seus processadores actuais para dispositivos móveis, bem como os próximos processadores com os nomes de código Lunar Lake e Arrow Lake, não são afectados por este problema.