Desde o lançamento do ChatGPT, a ‘inteligência artificial’ é o termo mais importante do universo tecnológico, mas com um handicap: tem tudo de ser feito online. Isto coloca várias dúvidas na mente dos utilizadores – ‘O que se passa com os meus dados? São usados para treinar IA? No percurso entre o meu computador e o datacenter, os dados podem ser interceptados?’. Estas questões são particularmente importantes no mercado empresarial.
Por isso, o desafio está em integrar elementos de IA nos dispositivos para manter a informação pessoal lá dentro – o primeiro resultado são os PC Copilot+. Para já, a Microsoft considera que apenas os PC com CPU da Arm fazem parte desta nova família; os modelos de IA do Windows para X86 (Intel e AMD) só devem chegar mais para o final do ano. Ainda assim, já temos computadores que cumprem (e até ultrapassam) todos os requisitos para serem considerados ‘PC Copilot+’ – é o caso deste Zenbook S16.
Cerâmica e alumínio
O Zenbook S16 está disponível em duas cores – branco e cinza – mas as tampas das duas variantes são feitas num material novo, a que a Asus chamou ‘Ceraluminum’. Este material confere um acabamento baço, com uma textura muito agradável ao toque. Quando se abre a tampa, vê-se um ecrã OLED com dezasseis polegadas e um rácio de aspecto de 16:10. Outra coisa que salta (literalmente) à vista é o trackpad: tem um tamanho muito generoso e é compatível com gestos, o que permite desempenhar várias acções sem ter de aceder às opções respectivas do Windows. Já o teclado é retroiluminado e tem uma operação bastante silenciosa.No que toca às entradas, há um pormenor: há um leitor de cartões SD em vez do habitual microSD. Se usar estes, mais pequenos, terá de ter um adaptador à mão.
É bonito por fora. Será inteligente por dentro?
Este computador usa um CPU AMD Ryzen AI 9 HX 370, nome de código ‘Strix Point’, com doze núcleos Zen 5 que podem chegar aos 5 GHz. Este processador tem ainda um NPU que chega aos 50 TOPS (dentro dos requisitos da Microsoft) e uma GPU Radeon 890M. É aqui que este PC ultrapassa os requisitos Copilot+, porque é possível usar a NPU, a GPU e o CPU em conjunto, para melhorar o desempenho em IA.
O Zenbook S16 é uma máquina interessante no que respeita ao desempenho em tarefas de produtividade, mas também pode ser usado para jogar (sem grandes luxos) por ter uma GPU capaz de nos dar gráficos com alguma qualidade, a velocidades aceitáveis. Quanto à bateria, foi uma boa surpresa: conseguiu dez horas a ser usado em tarefas quotidianas como processamento de texto, folhas de cálculo, reprodução de vídeo e navegar na Internet. Durante os testes, reparámos que o computador aquece um pouco e até se consegue sentir o calor pelas teclas; desta forma, não é um bom PC para usar no colo, enquanto executa programas pesados.
Distribuidor: Asus
Preço: €1999
Benchmarks
- PCMark Geral: 7170
- PCMark Produtividade: 10566
- PCMark Bateria Modern Office: 659 minutos
- 3D Mark Wildlife: 14124
- Procyon IA Image Generation: 139
Ficha Técnica
Processador: AMD Ryzen AI 9 HX 370
Memória: 32 GB LPDDR5X 7500 MHz
Armazenamento: SSD M.2 2280 PCIe 4.0 com 1 TB
Placa gráfica: AMD Radeon 890M
Ecrã: OLED 16” (2880 x 1800), 16:10, 120 Hz
Ligações: USB-A 3.2, 2 x USB-C 4.0, HDMI 2.1, leitor de cartões SD 4.0, jack de 3,5 mm, Wi-Fi 7, Bluetooth 5.4
Dimensões: 353,5 x 243 x 11,9 mm
Peso: 1,5 kg