A Unicâmbio, uma empresa conhecida pelas pelos seus balcões físicos onde é possível fazer câmbios de moeda e enviar dinheiro para vários países do mundo, apresentou oficialmente a sua app, a Unimoney. Este recurso digital, disponível para iOS e Android, já estava operacional «há quatro meses, em soft launch».
O principal objectivo foi «condensar, numa app, todos os serviços que os clientes da Unicâmbio têm acesso numa loja física» – desta forma, a app não é um banco digital, como acontece com a Revolut. Aqui, apenas é possível fazer pagamentos e, para já apenas no que diz respeito a carregamento de telemóveis. Em breve, ficam disponíveis as opções de pagar serviços de água, luz, gás, além dos referentes ao Estado (IRS, IUC, IMI, por exemplo).
O que não é mesmo possível é usar a app para fazer as poupanças de vida, até porque o máximo que podemos ter guardado na Unimoney são «dez mil euros». Para carregar dinheiro, há três opções: através de uma referência multibanco, de MB Way ou da clássica transferência bancária. Também em breve será possível ir a um balcão Unicâmbio e depositar dinheiro físico na app, via número de telefone. De momento, isto só pode ser feito com uma referência Multibanco, associada ao valor que queremos enviar para a app.
Também útil (ou conveniente) para os utilizadores da Unimoney é a possibilidade de comprar vouchers para serviços digitais. No menu ‘Explorar’, se tocarmos em ‘Compras’, temos nove opções: Amazon, Paysafe Card, Eleven Sports, Netflix, Spotify, Nintendo, Roblox, Sony e Xbox, com vários valores.
Para criar uma conta na Unimoney, o processo não é tão simples como definir uma password e um pin. Aqui, é preciso usar a Chave Móvel Digital para comprovar a nossa identidade ou, em alternativa, fazer uma videochamada com um operador (de carne e osso) e mostrar o nosso Cartão de Cidadão.
Experimentámos este último método e demorámos cerca de quarenta minutos a ter uma conta aprovada na Unimoney – depois da videochamada, o processo ainda ficou em análise por algum tempo. Depois disto, todas as funcionalidades da app ficam disponíveis, incluindo o câmbio de moeda, cujo levantamento físico pode ser agendado para um balcão da Unicâmbio, via aplicação (assim como o levantamento de dinheiro).
Diogo Cardoso, head of prodcut da Finpay, a empresa parceira da Unicâmbio para desenvolver esta app, assume que a Unimoney é uma opção mais direccionada para «clientes já existentes deste serviço» (para já, são «dois mil» com a app instalada) e não para «captar novos utilizadores». Além do saldo máximo de dez mil euros, há ainda um limite diário de dinheiro que podemos transferir para a app: 750 euros.
Outra das opções que a Unimoney vai dar é a de recebermos um cartão físico, que terá um custo de «vinte euros». Neste momento, apenas é possível criar um digital, que nos leva a passar por um processo de quase dez minutos. Depois disto, fica “desbloqueada” uma funcionalidade interessante: levantar dinheiro com o telemóvel em terminais ATM compatíveis com contactless, uma vez que o cartão pode ser adicionado às carteiras da Apple e da Google.