A Agência Espacial Europeia (ESA) anunciou a assinatura de um contrato para integrar as soluções de gestão do tráfego espacial da Neuraspace nas suas futuras missões. Este anúncio acontece uma semana depois de a startup portuguesa ter inaugurado um telescópio óptico, em Beja.
Esta parceria entre a ESA e a Neuraspace vai incidir num «número crescente de novas tecnologias e serviços de gestão do tráfego espacial e, potencialmente, na adaptação a novas “regras de jogo” externas» para este domínio.
Em concreto, a solução da Neuraspace será integrada na plataforma operacionalizada pelo departamento de Space Debris da Agência Espacial Europeia, que a vai usar numa «base diária para avaliar as aproximações de satélites» da ESA para um «conjunto de missões operadas a partir do Centro Europeu de Operações Espaciais».
A parceria entre a ESA e a Neuraspace vai ainda servir para que a startup nacional desenvolva ainda mais a sua solução, «melhorando a funcionalidade global para um conjunto diversificado de missões e respectivos requisitos», o que irá garantir a «evolução, a melhoria e a inovação contínuas das tecnologias de gestão do tráfego espacial».
Segundo a ESA, será ainda aberta uma porta para que a Neuraspace possa «fornecer soluções e serviços mais abrangentes e escaláveis a todos os clientes» da Agência Espacial Europeia, a «nível mundial».