Quando a Logitech o apresentou, no início de Julho, o G309 foi anunciado como um rato «para todos os jogadores». Como é que podemos decifrar este “carimbo” da Logitech? Se olharmos para o preço (relativamente baixo) e para as características (relativamente de topo), parece fácil perceber o que é que a marca quer dizer com isto: tanto serve para jogadores que estão agora a começar, como para os que já estão mais batidos no gaming. Apesar de trazer um sensor que encontramos em modelos com preços mais baixos (um Hero 25K, como no G403, o que significa que a sua resolução pode ir até aos 25 mil dpi – 25 600, para sermos mais exactos), o grande trunfo do G309 está no facto de juntar a isso o facto de ser wireless, algo que só acontecia, até agora, em modelos mais caros da marca. Ao custar 89,99 euros (é verdade que continua a não ser uma pechincha – menos vinte euros seria o ideal), torna-se o mais acessível da Logitech a juntar estas duas características. E é precisamente na capacidade de utilização sem fios que está o seu grande trunfo: podemos dar uso à LightSpeed com recurso ao pequeno adaptador que vem na caixa (e onde até podemos ligar mais um periférico Logitech, como um teclado) ou, então, ligar o Bluetooth, caso já não tenhamos portas USB disponíveis para o dongle. Para fazer a comutação entre estas duas tecnologias, há um prático botão na base – a mudança é imediata.
A forma como podemos dar energia ao G309 também acaba por reflectir mais uma das suas dualidades: por indução, com o tapete de rato PowerPlay (um periférico que a Logitech vende por uns “astronómicos” 179,99 euros), ou com uma pilha AA. Ao contrário das outras tecnologias, a primeira é mais um gimmick (embora prática, para quem já tenha decidido arruinar o orçamento com o tal tapete): ficamos muito bem servidos com a alternativa mais tradicional. Contudo, aqui, temos de ter em conta que o peso do rato se vai ressentir: de 68 gramas passa a 86, o que se sente bem quando o temos de arrastar pela secretária.
Finalmente, aquilo de que gostámos mesmo foi da experiência de clique com os quatro botões principais do G309: ao serem híbridos óptico-mecânicos LightForce, a sensação ao toque é bastante boa e dá-nos a ideia de que todos as acções, especialmente em jogos FPS, são feitas com assertividade e exactidão.
Distribuidora: Logitech
Preço: €89,99
Ficha Técnica
Número de botões: 8
Resolução máxima do sensor: 25 600 dpi
Iluminação RGB: não
Peso: 68 gramas (sem pilha AA)
Ligação: LightSpeed (2,4 GHz), Bluetooth