Em Novembro de 2023, uma nova empresa (Humane AI,) criada por um ex-designer da Apple, Imran Chaudhri, anunciava um dispositivo inovador que tinha como objectivo substituir o smartphone – ou, no mínimo, ser um complemento.
O AI Pin começou a ser viral na Internet e o hype durou alguns meses… até as primeiras unidades começarem a chegar aos clientes, em Abril. Logo neste mês, várias pessoas começaram a devolvê-los com queixas de ser um dispositivo difícil de usar e pouco intuitivo.
Isto, a somar a várias críticas negativas nos meios de comunicação social, fez com que a Humane AI caísse em desgraça: de acordo com o The Verge, entre «Maio e Agosto, foram devolvidos mais AI Pins que os comprados». O site diz que, em Junho, «apenas cerca de oito mil unidades não tinham sido devolvidas».
Segundo o The Verge, que teve acesso a informação sobre as vendas da Humane AI, a empresa de Imran Chaudhri vendeu «8,2 milhões de euros em AI Pins e acessórios»; contudo, os dispositivos devolvidos representam cerca «900 mil euros», já que cada unidade tem um preço a rondar os 640/740 euros, conforme a versão.
Até agora, a empresa vendeu cerca de «dez mil» AI Pins, quando as expectativas iniciais apontavam, para «cem mil unidades». Lembre-se que a Humane AI consegui um investimento de mais de 180 milhões de dólares de vária empresas (incluindo a Open AI e a Salesforce) e que, recentemente, a sua compra foi equacionada pela HP.