É uma opção que irá estar disponível em vários estados dos EUA, mas que dificilmente chegará à Europa – pelos menos nos tempos mais próximos: a app da rede social X vai incluir, em breve, uma forma de fazer pagamentos.
Uma das pistas mais recentes, que aponta neste sentido, foi descoberta por Nima Owji, um programador e especialista em apps, e partilhada no próprio X: «Última hora, o X Payments está quase a chegar».
O post é acompanhado de um screenshot que mostra esta opção no menu da rede social e foi, inclusive, partilhado por Elon Musk: «Estão preparados para o X Payments?’, escreveu o CEO.
A X Payments é uma subsidiária do X, criada por Elon Musk, e vista como mais uma peça da “puzzle” que o CEO quer “montar” para criar a sua visão de ‘uma app para tudo’ – ‘the everything app‘, como disse depois de ter comprado o Twitter.
Em Julho, a X Payments já tinha conseguido licenças para operar em 32 estados dos EUA – Illinois, Nebraska, Utah e Oregon, por exemplo; na semana passada, foi a vez de ter sido autorizada no Dakota do Norte.
Na sua análise ao código da app X, Nima Owji descobriu funcionalidades relacionadas com pagamentos, como «transacções, saldo e transferências». Desta forma, será possível usar o X para receber dinheiro e pagar compras, por exemplo.
Lembre-se que Musk tinha prometido lançar esta funcionalidade em «meados de 2024», numa entrevista pública que deu no X Spaces, em Dezembro do ano passado, à CEO da Ark Investments, Cathie Wood.