Segundo o site coreano AjuNews, citado pelo WCCFTech, o presidente da Samsung, Jay Y. Lee, terá ordenado um inquérito à equipa de design da divisão Mobile eXperience (MX). A razão pende-se pelo facto de o Galaxy Watch Ultra e os Galaxy Buds serem cópias dos produtos da Apple: Watch Ultra e AirPods.
Aliás, esta foi precisamente a primeira ideia que a PCGuia teve quando viu os primeiros leaks destes produtos e, semanas mais tarde, confirmada quando tivemos a oportunidade de ver, in loco, ambos os gadgets na apresentação oficial da Samsung.
Segundo o AjuNews, Jay Y. Lee deu ordens para ser feita uma «investigação minuciosa» ao departamento de MX, uma das divisões mais bem pagas da divisão de experiência de dispositivos (DX)». Desta forma, o presidente da Samsung «tomou a iniciativa de tomar medidas na sequência do plágio do design da Apple – a atmosfera interna não é muito boa neste momento» diz o site coreano, que cita uma fonte interna da Samsung.
«Uma coisa é utilizar a estética do design da Apple para servir de inspiração e criar um produto ligeiramente alterado; outra, é plagiá-lo completamente e, aos olhos de Jay Y. Lee, isto é completamente inaceitável», escreve o WCCFTech.
A juntar a este problema de plágio, Jay Y. Lee também não estará contente com outra situação: «Para piorar a situação, os Buds 3 foram afectados por problemas de qualidade assim que chegaram ao mercado. A Samsung reagiu rapidamente, oferecendo trocas e reembolsos, mas isso não pareceu ser suficiente para acalmar a insatisfação dos consumidores».
O WCCFTech acredita ainda que Jay Y. Lee deve forçar o director da Samsung MX, TM Roh, a despedir membros da actual equipa de design: «O presidente quer os actuais funcionários sejam substituídos por novos talentos que investirão toneladas de esforço na concepção de produtos com um aspeto surpreendentemente diferente da concorrência».
Lembre-se que o Watch Ultra da Samsung e os Galaxy Buds chegaram às lojas há menos de um mês.