Google e Bing vão ter um novo concorrente, em breve. A OpenAI anunciou o lançamento do SearchGPT, um motor de busca potenciado por inteligência artificial para dar «respostas rápidas» a pesquisas na Web.
O conceito não é muito diferente do que está na base do ChatGPT: há um campo de texto onde escrevemos aquilo que queremos procurar e, depois, o SearchGPT responde com resultados de texto e imagem, com a possibilidade de podermos «fazer perguntas complementares ou explorar pesquisas adicionais relacionadas, numa barra lateral», diz a OpenAI.
Este motor de busca é alimentado pelos modelos GPT-3.5, GPT-4 e GPT-4o e, neste momento, está em fase de protótipo: ainda não pode ser usado, mas no site do motor de busca já é possível fazer uma inscrição para nos juntarmos a uma lista de espera – ‘Join waitlist’.
«Obter respostas na Web pode exigir muito esforço e, muitas vezes, obrigar a fazer várias tentativas para obter resultados relevantes. Acreditamos que, ao melhorar as capacidades de conversação dos nossos modelos com informações em tempo real da Web, será mais fácil e rápido encontrar o que procuramos», diz a OpenAI.
Por isso mesmo, a empresa diz que, «no futuro» quer integrar «algumas funcionalidades do SearchGPT no ChatGPT». Para já, este motor de busca está a ser usado apenas por um grupo restrito de pessoas e ainda não há data para a sua disponibilização, de forma geral, ao público.