Desde há bastante tempo que têm sido publicadas notícias que dão conta que os processadores Intel Core i9-13900K e 14900K são muito instáveis quando utilizados em jogos. Naturalmente, estas notícias prejudicam a Intel, por isso, a empresa começou logo a tentar encontrar a causa do problema para o resolver. Não há nenhuma informação oficial acerca da quantidade de processadores que têm estes problemas e provavelmente nunca se vai saber quantos CPU foram afectados. Mas agora, um responsável de um estúdio que usa o Unreal Engine, revelou que, pelo menos no caso específico dessa empresa, a taxa de falha destes processadores é de 50%.
O programador que revelou a informação é um director da ModelFarm, um estúdio de animação que usa o Unreal Engine. Ele publicou a informação no X depois de a Intel ter informado ontem que a Intel vai finalmente resolver o problema depois de ter estado muito tempo em silêncio. Na publicação, ele diz que algumas unidades Core i9 começaram a mostrar sinais de instabilidade assim que forma instalados, mas outros demoraram mais algum tempo. A falha a que ele se refere envolve jogos que deixam de funcionar abruptamente ou que mostram sinais de instabilidade.
For those curious at work our failure rate for our 13900k and 14900k machines is about 50% so far, any new machine builds going to be 9950x’s, production environments need reliability#intel
— Dylan Browne (@DylserX) July 23, 2024
Ele também indica que o que ele viu passou-se há quatro meses, porque ele tem estado fora das instalações a trabalhar num projecto. O autor diz que a empresa tem máquinas com CPU Core i9 que funcionam perfeitamente, por isso o problema é difícil de replicar. Para tentar resolver o problema, o departamento técnico do estúdio tentou baixar a quantidade de energia eléctrica fornecida aos processadores, mas não teve qualquer efeito na estabilidade do hardware.
Em vez de esperar pela resolução que a Intel vai começar a distribuir a partir de meados de Agosto, a empresa já começou a substituir o parque informático para PC com processadores AMD. As novas máquinas vão usar processadores Ryzen 9 9950X com arquitectura Zen 5 da AMD, que se espera que comecem a ser disponibilizados no final do mês de Julho.