A Huawei já tem alguma tradição no desenho e fabrico de auscultadores, tendo criado uma gama de dispositivos sólida, com equipamentos para quase todas as necessidades e bolsas: com um preço de 99 euros, os FreeBuds 6i estão posicionados como um dispositivo de entrada de gama. Este modelo é parecido com os Freebuds Pro, o topo de gama d marca chinesa, mas com hastes um pouco mais longas. As pontas que entram nos ouvidos têm uma peça de silicone e, dentro da caixa, encontra mais peças para adaptar os FreeBuds ao diâmetro do canal auditivo.
Para poder tirar o máximo partido destes auscultadores tem de se instalar a aplicação AI Life, o que pode ser um problema se não tiver um smartphone Huawei – a app não está na Play Store e tem de ser instalada directamente a partir do browser ou da aplicação da loja da Huawei. De qualquer forma, o utilizador terá de dar permissões de instalação, o que pode abrir a porta à instalação de coisas menos agradáveis.
Nos FreeBuds 6i, o som que vem definido de fábrica é um pouco “vazio” ou seja, os graves são pobres e os agudos não têm muita vida. Depois de alterar a equalização na app, o som melhorou um pouco, mas não muito. Se puxarmos muito pelos graves, começamos a sentir alguma distorção; depois, se sobem os agudos. há sibilância. A Huawei anuncia que os Freebuds 6i têm um sistema de cancelamento de ruído activo e realmente, neste ponto, não falham: este sistema funciona muito bem, mesmo em sítios com um ruído ambiente mais intenso.
Por fim, a bateria. A Huawei diz que a autonomia total (com cargas intercaladas com o estojo) é de 35 horas e que o estojo consegue carregar totalmente a bateria dos auscultadores cerca de quatro vezes. No entanto, a autonomia com, e sem o sistema de cancelamento de ruído ligado, é completamente diferente. Quando o ligamos, a bateria dura cerca de quatro horas, o que fica aquém do anunciado. Se se usarem com o ANC desligado, as seis horas de vida da bateria ficam mais próximas dos valores anunciados.
Distribuidor: Huawei
Preço: €99