A nova localização da 42 Lisboa no Beato Innovation District vai aumentar a capacidade de formação da escola de programação para «800 alunos» e ajudar a assim a mitigar a falta de talento tecnológico no País.
Com uma área de 1200m2 , que vai também albergar a iniciativa Tumo Lisboa, a escola tem um amplo espaço de cafetaria e duas salas para albergar os alunos e vai beneficiar de todo o ecossistema de inovação e de empreendedorismo existente na Factory Lisbon, como salienta Pedro Santa Clara, presidente executivo da 42 Portugal: «Este novo campus representa o próximo capítulo da nossa missão de oferecer educação inovadora e acessível, rodeado por empresas tecnológicas, startups, iniciativas criativas e eventos culturais. Acreditamos que este é o ambiente ideal para os nossos alunos concretizarem as suas ideias e transformarem o futuro».
A 42 Lisboa abriu em 2021 na Penha de França e caracteriza-se por ser gratuita, não exigir background académico ou experiência em programação e ter um método inovador que promove a aprendizagem sem salas de aula, sem horários e sem professores, ou seja, o ensino é feito com base em projectos e entre pares.
A escola de programação tem também um campus no Porto e já recebeu mais de 50 mil candidaturas em Portugal desde que foi criada. Na inauguração, o responsável indicou que isso é «mais ou menos um terço dos candidatos anuais a todas as universidades portuguesas».
Pedro Santa Clara destacou ainda que a 42 Portugal, com o aumento de capacidade em Lisboa, vai conseguir «diplomar 300 alunos por ano», ou seja, «o mesmo que o Instituto Superior Técnico e a FEUP» em conjunto. É por isso que a ambição é clara: «Queremos ser a maior escola de desenvolvimento do País e, um dia, sermos conhecidos como a melhor».
Para proporcionar uma experiência em que os alunos não pagam, a 42 tem uma série de mecenas, que, em Lisboa, são a Fundação Santander, Vanguard Properties, Fidelidade, Fundação Galp, Reformosa, BI4ALL, DST Group, BA Glass, Casa Relvas, NTT Data, MEO, Axians, BNP Paribas, KPMG, The Claude and Sofia Marion Foundation, Rita e Filipe Botton, Observador, Lead Consulting.
As candidaturas para escola estão abertas 365 dias por ano no Porto e em Lisboa e qualquer pessoa maior de 18 anos pode inscrever-se. Os seleccionados no teste online vão depois realizar a “piscina”, um bootcamp de 26 dias nas instalações da 42, em que os candidatos «aprendem as bases de programação e descobrem se esta é a escola ideal para eles». Em seguida, os alunos que completarem este curso intensivo são aceites no programa da escola.